domingo, janeiro 04, 2009

JESUS E SUA FAMÍLIA


“NÃO É ESTE O FILHO DO CARPINTEIRO? O NOME DE SUA MÃE NÃO É MARIA, E NÃO SÃO SEUS IRMÃOS TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS? NÃO ESTÃO CONOSCO TODAS AS SUAS IRMÃS?” ( Mateus 13.55,56).
Desde o princípio Deus mostrou o quanto a família é importante para Ele, pois na obra da criação Ele criou o casal (macho e fêmea), e os abençoou!
Benditas sejam as famílias, pois este é o propósito de Deus a partir da sua criação!
No tempo determinado por Deus para que o plano da salvação fosse levado a efeito, quando chegou a hora do Filho Unigênito do Pai ser enviado ao mundo, Deus escolheu um casal para que no seio de uma família o Seu Filho nascesse.
Embora José não tivesse intimidade com Maria, contudo, havia um compromisso de casamento entre eles, o que dava a legitimidade de uma família prestes a ser implantada no mundo.
A Bíblia faz menção à família de José quando diz que ele “...PERTENCIA Á CASA E Á FAMÍLIA DE DAVI.”
Se fosse do agrado de Deus fazer com que Jesus aparecesse no mundo sem ser através de uma mulher Ele o teria feito de maneira sobrenatural, porém, para mostrar o valor de uma vida em família foi que o Pai projetou a família de Jesus.
Jesus teve um pai (embora não biologicamente); teve uma mãe que o recebeu em seu ventre durante todo o tempo normal para que uma criança nascesse. Ao nascer foi amamentado normalmente por Maria e viveu em um ambiente de lar até que chegasse a hora de se manifestar ao mundo.
Viveu em submissão aos pais como está escrito: “... ERA-LHES SUJEITO.”
Como toda família, a de Jesus precisava ser mantida através do trabalho do pai – José, que tinha como profissão carpinteiro, profissão essa que o Filho de Deus, como homem, desenvolveu.
Não podemos conjecturar sobre o relacionamento familiar de Jesus, porém, o que o evangelista João escreve é que:
“NEM MESMO OS SEUS IRMÃOS CRIAM NELE.” ( João 7.5).
Jesus recebeu educação doméstica, aprendeu a linguagem da família, relacionou-se com seus irmãos e irmãs e assumiu a responsabilidade com sua mãe até na hora mais cruciante da sua vida, quando estava no Calvário. Ali, mesmo em agonia, pode confiar sua mãe aos cuidados do discípulo amado – João!
Quero convidá-lo a agradecer a Deus pela família na qual o Pai celestial lhe colocou. Embora não seja uma família perfeita e nem o poderia ser por causa do pecado na natureza humana, mesmo assim é o melhor que Ele escolheu para sua vida.
Talvez não tenha sido fácil para o Senhor Jesus conviver com seus irmãos que não entendiam o mistério que havia na vida do seu irmão mais velho. Entretanto, Ele viveu com eles até a hora pré-estabelecida pelo Pai, até o tempo determinado para o cumprimento da sua missão.
A palavra do Senhor para alguém que me lê neste momento é que mesmo tendo uma chamada a cumprir no reino de Deus, mesmo sendo incompreendido pela família no que diz respeito a sua vida com Deus, não se afaste dos seus antes do momento preciso para isto. Um dia antes do prazo de Deus poderá por a perder todo o plano estabelecido para que o Nome do Senhor seja glorificado em seu viver.
Busque a graça de Deus para suportar as aflições, as humilhações, as críticas, enfim, mas não se precipite em tomar decisões. Espere o tempo certo para que as coisas comecem a acontecer.
E mais: tome muito cuidado com conselhos de amigos que não têm a visão do Espírito Santo. Vigiar é mais do que necessário, pois nem todos quantos se chamam pelo Nome do Senhor têm verdadeiramente a mente de Cristo.
Amado obreiro suporte um bocadinho mais esta tribulação. Deus não lhe deixará sucumbir. A manhã da vitória já está chegando; os raios da alvorada já estão emitindo a sua luz. Deus já começou a agir. Prepare-se! Deus irá lhe surpreender com a revelação do plano para os últimos dias.
Dos quatro irmãos de Jesus que a Bíblia menciona apenas dois, Tiago e Judas fazem parte do cânon sagrado como escritores, no novo testamento.
Sua mãe, Maria, esteve com os discípulos no cenáculo em oração quando o Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecostes, aleluia!
Se o Filho de Deus precisou conviver em família e nós?
Seja a graça do Senhor cada dia sobre nós a fim de que possamos viver a vida familiar em paz, harmonia e acima de tudo, dentro do propósito de Deus sem nos afastarmos da sua santa vontade.
Ame sua família. Agradeça a Deus por sua família. Ore por sua família. E por fim, em nome do Senhor Jesus, chegaremos como família na casa do Pai!

Um comentário:

Sil disse...

olá, Lidia, gostei muito de suas mensagens.
Postei sua mensagem no blog da minha igreja, tem algum problema?
Se tiver, me fale que tirarei na hora!
Quando tiver um tempinho dê uma passadinha lá.
Deus te abençoe,
Silmara.
http://igrejaassdedeuscuricica.blogspot.com/