quarta-feira, dezembro 03, 2008

TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS


“PORTANTO, QUER COMAIS, QUER BEBAIS, OU FAÇAIS OUTRA QUALQUER COISA, FAZEI TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS.” ( 1 Corintios 10.31).
As ordens da Palavra de Deus devem ser obedecidas. Desobedecer á Palavra de Deus é o mesmo que desobedecer a Deus, todavia, muitas vezes não atentamos para essa verdade.
Interessante notar que o Amigo Espírito Santo inspirou o apóstolo Paulo para escrever aos coríntios acerca de coisas que consideramos corriqueiras, necessidades básicas, como comer e beber, ordenando que mesmo tais coisas sejam feitas para glória de Deus.
A pergunta que não quer calar é: será que comemos e bebemos para glória de Deus , de verdade? Qual a verdadeira motivação do nosso comer e beber?
Alimentação e água são indispensáveis à manutenção da vida humana. Está mais do que provado que se uma pessoa deixar de alimentar-se ou de beber água por muitos dias, vem a falecer.
Cremos que o Espírito Santo nos ensina acerca da moderação, do domínio próprio neste particular. Vidas entregues ao Senhor e controladas pelo Amigo devem viver c om moderação em tudo quanto fazem, e, especialmente analisar a motivação de tudo que fazem também.
Partindo da premissa de que Jesus disse:
“... PORQUE SEM MIM, NADA PODEIS FAZER.” ( João 15.5), nada que fazemos é exceto; em tudo e por tudo devemos depender do Senhor.
Depender do Senhor implica em consultá-lo sobre todas as coisas e sobre tudo, inclusive comer e beber. Talvez você comece a pensar: irmã Lídia, a senhora não acha um tanto de exagero nessa colocação? Eu lhe respondo que não.
A nossa desobediência ao que está escrito não irá modificar aquilo que a Palavra diz. Desobedecemos e pagamos faturas altas como consequencia disto, lamentavelmente.
A Bíblia nos ordena alguma coisa sobre comer e beber:
“NÃO ANDE COM OS QUE SE ENCHARCAM DE VINHO, NEM COM OS QUE SE EMPANTURRAM DE CARNE.” ( Provérbios 23.20 – NVI). E ainda:
“... ENCONSTE A FACA Á SUA PRÓPRIA GARGANTA, SE ESTIVER COM GRANDE APETITE.” ( Provérbios 23.2).
É triste ver como as pessoas vêm o comportamento de muitos crentes, principalmente nas festas sociais. Daí veio o adágio popular que diz: crente não bebe, mas que come, come”.
Há pessoas completamente descontroladas na sua alimentação. Comem desregradamente, têm um apetite incontrolável e como consequência, acabam contraindo a doença denominada obesidade.
Sabemos que há casos em que tal doença é de aspecto hereditário, ou mesmo por mau funcioamento do metabolismo da pessoa, porém, a grande maioria dos casos, é adquirida através de maus hábitos alimentares.
Quando falamos sobre alimentos não estamos querendo dizer comer alimentos caros, sofisticados, mas comer bem e controladamente. Nem sempre quem come muito come com qualidade, por isso é importante tomar cuidado com tudo aquilo que ingere, lembrando sempre de que a “casa” tem um dono, se a pessoa for salva em Cristo Jesus.
O Espírito Santo é quem mora em nosso corpo e não temos o direito de viver como queremos, e comendo do jeito que gostamos sem perguntar-lhe se é assim que Ele fica satisfeito.
A verdade é que na maioria dos casos sequer atentamos para o fato do Espírito Santo ter o nosso corpo como sua morada, e, agimos à revelia dele. Depois não sabemos o porquê de vivermos com tantos problemas de saúde.
Com relação á carne vermelha (churrascos), a ordem da Palavra aé para não andar com os que se empanturram de carne (quantos crentes pecam neste mandamento!).
Não estamos aqui para defender tal ou tal tipo de dieta, aliás, o nosso intento é despertar alguns para a maneira como se alimentam no tocante à dependência do Amigo.
Segundo pesquisas (li recentemente em uma revista de saúde), a Argentina é hoje o topo no mundo em doenças degenerativas do cérebro, tipo Alzheimer, Parkson, sendo esta última a maior incidência. Os estudiosos chegaram à conclusão de que isto se agrava por conta do consumo excessivo da carne vermelha, tão apreciadas pelos argentinos.
A Bíblia diz:
“COMAM DE TUDO O QUE SE VENDE NO MERCADO... ( 1 Corintios 10.25).
Isto, contudo, não siginifica comer muito, exageramente, sem ser para glória de Deus. Quanta coisa poderia ser evitada se observássemos o que diz a Santa Palavra!
As doenças que mais têm levado pessoas a óbito são justamente as causadas por excesso de alimentação, segundo a OMS. E, infelizmente, acontece com muitos filhos de Deus!
Portanto, meus amados e queridos irmãos, cremos se a hora de repensar sobre o que ingerimos e consultarmos o dono do nosso corpo se está satifeito com o nosso cardápio diário, lembrando sempre que o meu corpo deve ser intrumento de glorificação a Deus.
Veja lá: Nosso corpo tem sido motivo de glorificação a Deus?
Aniversariantes PARABÉNS! 3 João 2

Nenhum comentário: