segunda-feira, dezembro 01, 2008

O QUE ESTAMOS A OLHAR?


“QUANDO A MULHER VIU... TOMOU DO SEU FRUTO... (Gênesis 3.6).
Quantas vezes a primeira mulher deve ter passado ao pé daquela árvore. Como ela deve ter dado asas á imaginação ao ver aquela árvore!
Seu marido contou-lhe acerca do que o Senhor Deus lhe falara logo que o colocou no jardim:
“... NÃO COMA DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL... ( Gênesis 2.17). Ordem dada. Ordem obedecida. Se não obedecer á ordem, á lei estabelecida por Deus, daí vem a pena da desosbediência:
“...NO DIA EM QUE DELA COMER, CERTAMENTE VOCÊ MORRERÁ.” ( Gênesis 3.17).
Imagine a conversa deles sobre o assunto. Quando a palavra morte é mencionada eles não fazem idéia do que seja essa coisa “morte”. Mas eles tinha que obedecer a Deus independentemente de saber ou não a verdadeira consequência da desobediência.
Só Deus sabe quantos pensamentos assomaram a mente da primeira mulher (você sabia que Adão só lhe deu o nome Eva após a queda? – confira Gênesis 3.20).
Quantas vezes a mulher olhou para aquela árvore?
Temos diferentes maneiras de olhar. Olhamos e não vemos quantas vezes! Olhamos espreitando; olhamos espiando; olhamos observando; olhamos e vemos o que queremos ver; olhamos cobiçando, enfim.
Uma coisa é certa: no coração da mulher já havia uma semente de incredulidade quanto à mensagem de Deus para o seu marido. Também uma semente de cobiça, pois apesar de poder comer do fruto de todas as árvores do jardim, o fruto daquela àrvore, especificamente, lhe atraía.
O maligno é astuto. Ele devia estar observando a mulher e descobriu a sua vulnerabilidade. Daí aproveitou a ocasião favorável, quando ela estava absorta em seus pensamentos (pensamento meu), e aplicou o golpe do engano. E como está escrito:
“... A MULHER SENDO ENGANADA CAIU EM TRANSGRESSÃO.” ( 1 Timóteo 2.14).
Tanta coisa bonita para olhar naquele jardim! As árvores, as flores, as plantas, os animais sendo obedientes ao homem, os rios que cortavam o jardim, o vapor que subia da terra para regar a terra...
A atmosfera do jardim era agradável, o clima ameno, tudo era tão perfeito, mas ainda faltava alguma coisa para a mulher: conhecimento do bem e do mal. A conversa de poder ser igual a Deus lhe agradou a ponto de não medir as consequencias. Assim, ela preferiu acreditar na mensagem do diabo desprezando a mensagem de Deus!
Aquele olhar de desejo mudou a vida do casal, mudou a atmosfera do jardim, mudou até o solo da terra, pois não havia cardos nem espinhos e a partir daí a terra passou a produzir estas ervas. Mudou o relacionamento do casal e onde o amor dominava, agora a primeira reação do homem em relação a sua mulher foi de acusação, de transmissão de culpa.
Imagino que se a mulher pudesse voltar atrás seria diferente! Se ela pudesse ter visto o quanto o seu coração de mãe iria sofrer quando o seu filho Caim assassinasse o irmão Abel, jamais teria deixado se levar pelo olhar para aquele fruto, tão pouco teria dado ouvidos ao enganador. Só que agora, atitude tomada, era tarde demais para voltar atrás. Somente suportar as consequencias.
Para onde está direcionado o nosso olhar neste dia? Estamos sendo atraídos pelas coisas as quais Deus nos diz em sua Palavra que não devemos cobiçá-las? Qual o foco do nosso olhar? Nossos olhos estão fitos em que direção? Em coisas materiais? Em nossas necessidades físicas? Em alguma coisa distante, no passado, mas que até hoje não conseguimos olhar para a frente, visto que aquele momento do passado que nos fez sofrer tem prendido a nossa atenção e é para ele que está voltado o nosso olhar?
O mesmo enganador atua nos nossos dias. Ele não mudou é a nova velha serpente do jardim á procura dos dispercebidos, dos que deixam de acreditar na Palavra de Deus, e, por incredulidade abre um espaço para ele agir.
Busquemos a ajuda do Amigo para focalizarmos o nosso olhar em Jesus, tão somente em Jesus! Nosso olhar deve está firme nEle, o que nos leva a acreditar em Sua Palavra, ao mesmo tempo em que lhe obedecemos. Na nossa obediência agradamos ao Pai celestial.
Amados, por todos os lados existem coisas tentando desviar os nossos olhos da nossa verdadeira vocação, a vocação celestial. Portanto, vamos vigiar com os nossos olhos, desviando o nosso olhar de tudo quanto nos poderá levar à desobediência a Deus, a sua Palavra.
Cuidado, não se deixe enganar com essa pessoa tão atraente, tão bonita, aparentemente tão boa, carinhosa, prestativa, demonstrando somente qualidades especiais, contudo será um laço para os seus pés. Fuja enquanto é tempo! Deus quer lhe poupar de grande sofrimento. Busque ajuda do Amigo para que o espírito de ilusão seja afastado da sua mente. Seja livre através da verdade que há em Cristo Jesus!
Aniversariantes PARABÉNS! Hebreus 12.14

Nenhum comentário: