quinta-feira, dezembro 25, 2008

NINGUEM ABRIU-LHE A PORTA

“NÃO HAVIA LUGAR PARA ELES NA HOSPEDARIA.” ( Lucas 2.6).

Há muita conjectura a respeito do nascimento do Senhor Jesus, porém prefiro me ater ao que está escrito.
José era um homem trabalhador. Tinha por profissão: carpinteiro. De madeira ele entendia, com certeza. Com o fruto do seu trabalho deve ter feito economias para esperar o filho que havia de nascer.
Viajou de Nazaré até Belém para obedecer à ordem do imperador. Que belo exemplo de obediência às autoridades.
Infelizmente há pessoas que se chamam pelo Nome do Senhor, mas não saem de casa nem para atravessar a rua e cumprir uma determinação legal. Muitos estão enganados pensando que Deus não está considerando a nossa falta de obediência ás leis do nosso país e às autoridades por Ele constituídas em todos os segmentos da sociedade.
Cumpriram-se os dias em que Maria iria dar à luz.
Há mulheres que determinam o dia em que seu filho há de nascer, independentemente de cumprirem-se ou não os dias. Isso é bastante complicado. Quantos problemas advêm de tais atitudes!
O interessante é que mesmo tendo José buscado lugar nas hospedarias de Belém, não havia lugar para aquela família. Os evangelistas não escreveram que José e Maria bateram de porta em porta na cidade, mas apenas referem-se “a lugar na hospedaria” ( apenas o evangelista Lucas faz a narrativa com detalhes).
Mesmo com dinheiro para pagar a hospedagem não havia lugar para recebê-los. Eles precisavam de um quarto, um abrigo onde a virgem pudesse dar à luz com segurança. Mas não havia lugar...
Quantas vezes passamos por situações semelhantes àquela em que José e Maria tiveram que passar e acabaram por se abrigar em uma estrebaria. Ali não havia um berço para receber o Filho de Deus, mas havia uma manjedoura, onde Ele foi colocado em segurança.
Deus sempre tem um lugar de segurança para os seus filhos!
Precisamos crer em meio às dificuldades que vivemos, pois, há momentos em que até temos dinheiro, mas carecemos de um apoio, de um lugar que nos dê segurança, apenas isso, e nem sempre dinheiro pode comprar esse lugar.
Dinheiro não pode comprar um abraço sincero, um sorriso cordial, um tocar com carinho e respeito. Dinheiro não pode comprar uma amizade sincera, (pode até comprar amigos por interesse e conveniência), aquele amigo que estende a mão, coloca o seu ombro à disposição quando precisamos apenas de deixar as lágrimas rolarem cara a baixo.
Quando penso no encontro com o Senhor Jesus, no dia da colação de grau, quando todos serão julgados, como está escrito:
“... POIS TODOS COMPARECEMOS DIANTE DO TRIBUNAL DE CRISTO.” (Romanos 14.10).E ainda:
“POIS TODOS NÓS DEVEMOS COMPARECER PERANTE O TRIBUNAL DE CRISTO, PARA QUE CADA UM RECEBA DE ACORDO COM AS OBRAS PRATICADAS POR MEIO DO CORPO, QUER SEJAM BOAS QUER SEJAM MÁS.” ( 2 Coríntios 5.10).
Que Deus tenha de mim misericórdia!
Precisamos repensar nossas atitudes em relação àqueles que são participantes do Corpo juntamente conosco. Precisamos ser sensíveis às necessidades daqueles que comem pão e bebem o cálice do Senhor juntamente conosco e, na maioria das vezes sequer sabemos o seu nome, quanto mais a sua necessidade.
Quantas pessoas vêm à casa do Senhor até com boa condição financeira, não precisam de ajuda nesta área, contudo, suas almas estão gritando por um socorro específico, por alguém que olhe nos seus olhos e diga-lhes: irmão (ã), tens em mim um companheiro (a) na tua aflição; podes contar com a minha oração; posso dispor de um tempo para ouvir as palavras que precisam ser ouvidas (principalmente em se tratando de mulher, de vez que elas sentem necessidade premente de serem ouvidas quando estão tristes).
Mas, onde estão os membros do Corpo dispostos a abrir a porta do seu coração para que nele entrem os carentes de apreço, de estimulo, de encorajamento? Quantos dos nossos irmãos estão afundando no poço da depressão, necessitando de ouvidos para serem ouvidos? Ouvidos confiáveis. Por onde anda a nossa misericórdia com os diferentes no Corpo? Ser misericordioso é um pré-requisito para os filhos de Deus, pois está escrito:
“SEDE MISERICORDIOSOS COMO MISERIOCORDIOSO É O VOSSO PAI QUE STÁ NOS CÉUS.” ( Lucas 6.36).
Mas ninguém abriu-lhe a porta...
Abrir a porta para estrangeiros? Abrir a porta para problemáticos? Abrir a porta para miseráveis? Abrir a porta para doentes mentais? Abrir a porta para necessitados de carinho?Abrir a porta para os que estão sendo esmagados pelos poderosos? Abrir a porta para os que nada têm para oferecer?
Todavia, Deus tem um lugar de segurança para os seus filhos, mesmo que eles sejam rechaçados pelos homens, ainda que eles sejam excluídos do meio daqueles que lhes fecham a porta quando eles mais precisam.
Há um lugar para cada um de nós, ainda que seja numa estrebaria. Há uma manjedoura! Um lugar humilde, mas onde há segurança, pois é o lugar preparado por Deus!
Foi a vontade de Deus que o seu Filho fosse colocado em uma manjedoura.
Fiquemos no lugar que Deus preparou para nós nesse tempo e tal qual o bebê Jesus pode descansar suavemente naquela manjedoura, procuremos descansar e sossegar enquanto o Pai celestial nos coloca onde Ele já determinou.
Mesmo que ninguém não nos abra a porta neste dia, a Porta já está aberta para todos quantos são filhos do Eterno, como está escrito:
“EIS QUE DIANTE DE TI PUS UMA PORTA ABERTA...” (Apocalipse 3.5).
FELIZ NATAL! UM ALEGRE NATAL! MESMO ESTANDO EM UMA ESTREBARIA DESFRUTEMOS DA TRANQUILIDADE DA MANJEDOURA QUE DEUS PREPAROU PARA NÓS!


8 comentários:

Vânia Pimentel disse...

Paz do Senhor!! Seus textos foram um alivio para mim na noite de ontem , obrigada. Gostaria de ter seu email para contato. Ore por mim,me chamo Vania.
Abraço, Deus abençoe
vaniampimentel@gmail.com

Carlos Roberto, Pr. disse...

Prezada irmã Lídia,
A Paz do Senhor!
Não preciso dizer nada sôbre a edificação recebida, pela sua instrumentalidade através dos textos aqui postados.
Quero registrar nossos sinceros votos de BOAS FESTAS DE FIM DE ANO, na direção do Amado aniversariante, extensivos aos seus familiares e amigos.
Fraternalmente em Cristo,
Pr. Carlos e Sarah Virgínia

EDIMAR SUELY disse...

Maravilhosa mensagem. Deus abençoe sua vida, sua casa e seu ministério.

Desejo um feliz natal e muita paqz em seu lar.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

Minha querida irmão Vania a paz do Senhor
Seja Deus louvado em sua vida mais e mais no ano que está por vir.
Tenho um compromisso de orar por todos quantos leem aquilo que escrevemos neste blog, para glória de Deus.
Meu email é: lidiaamigadoamigo@hotmail.com
Um abraço fraternal
lidia

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Meus amados e queridos irmãos e amigos Pr. Carlos e Sarita a paz do Senhor.
Em tudo seja Deus engrandecido em nossas vidas cada dia.
Meu desejo e oração é que o Pai celestial continue a derramar sobre as vossas vidas "toda a boa dádiva e todo dom perfeito", para Sua glória.
Feliz 2009 em Cristo Jesus!
a conserva

Lidia Fernandes Da Silva disse...

A paz do Senhor irma Edimar Sueli
Seja Deus gracioso para com a sua vida neste final de 2008 e em todos os dias do ano que está por vir.
Um abraço fraternal
a conserva em Cristo Jesus
lidia

Unknown disse...

A Paz do Senhor, amada Irmã Lídia!
Querida e amada mãe e amiga que o Senhor nos deu o privilégio de conhecer, O Amigo é Maravilhoso e Usa a sua vida de uma forma tão linda, Concedendo Alegria, Paz, Benção e Consolo a todos os que entram no seu blogue com o coração aberto e desejoso de receber o Recado do Eterno, Aleluia!
Engrandecido seja o Nome do Senhor, para todo o sempre! Desejamos-lhe e à sua família um Ano 2009 cheio das Bençãos do Amado das nossas almas.
Amamos muito a senhora, no Amor de Jesus.
Aquele abraço, aquele "cheirinho" (de que tenho tanta saudade!), no Amor do Senhor,
Lola, Daniel, Filipe, Ticha e Tiago Morais

Anônimo disse...

Minha amada irmã Lola,a paz do Senhor
Quantas saudades!
Oro para que as mãos dadivosas do Pai celestial continuem derramando sobre as vossas vidas todas as boas coisas que só Ele sabe e pode dispensar para os seus filhos queridos.
Um ano 2009 repleto de alegrias com as promessas de Deus se cumprindo em vossas vidas.
E lembre-se sempre:
"Ele é poderoso para fazes infinitamente mais..."
Um abraço para toda a familia e um beijino para si
a conserva