quinta-feira, novembro 13, 2008

A DIFERENÇA PRECISA EXISTIR

“... ATÉ OS PUBLICANOS FAZEM ISSO!” ( Mateus 5.46)
O meu Senhor Jesus ao pronunciar o sermão do monte fez algumas colocações bastantes confrontadoras, como as que encontramos nos versículos quarenta e seis e quarenta e sete do capítulo cinco de Mateus.
A primeira delas se refere a nossa maneira de amar o nosso próximo, quando diz:
“Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso.” ( Mateus 5.46).
Somos confrontados no nosso amor! Como está sendo demonstrado o amor para com os que estão ao nosso redor? Antes um pouco o Senhor Jesus nos dá um mandamento sobre amar os nossos inimigos.
Os publicanos eram cobradores de imposto, pessoas consideradas traidores pelos judeus, visto que trabalhavam para aqueles que os dominava. Eram pessoas excluídas do meio religioso judaico. O Senhor Jesus se refere a eles como pessoas que fazem distinção naqueles a quem amar; pessoas que amam apenas a quem os amam, pois a lei dizia para odiar os inimigos.
O Senhor Jesus nos adverte que não teremos recompensa se amarmos os que nos amam tão somente, nisto não há diferença entre os homens em geral e aqueles que se dizem seus discípulos.
Como é difícil a lei do discipulado genuíno!
Todavia, se quisermos ser verdadeiramente discípulos de Cristo temos que nos submeter aos seus mandamentos. Ninguém pode achar fácil amar a quem lhe odeia; amar a quem lhe calunia; amar a quem lhe persegue; amar a quem lhe maltrata; amar a quem não nos aceita como somos; amar a quem nos critica; amar a quem fala mal de nós sem motivo. E esse amor deve ser demonstrado sem hipocrisia, na presença de Cristo. É esse amor que nos leva a perdoar assim como Deus em Cristo Jesus nos perdoou ( Efésios 4.32).
Igualmente disse Jesus com relação à saudação para com os outros.
“E SE SAUDAREM APENAS OS SEUS IRMÃOS, O QUE ESTARÃO FAZENDO DE MAIS? ATÉ OS PAGÃOS FAZEM ISSO!” ( Mateus 5.47).
É bom tomar cuidado para não cairmos neste erro que muitos evangélicos têm caído. Há muitos crentes que são sectaristas, consideram seus irmãos apenas os que são da sua igreja local. Para eles o sacrifício do Senhor Jesus Cristo foi restrito a um grupo seleto na terra. Os demais, mesmo que confessem a Jesus como seu Senhor, não são considerados filhos de Deus, não são considerados dignos de receberem a saudação comum à família de Deus.
Nunca devemos deixar de saudar alguém, embora que esse alguém não esteja na nossa congregação, mesmo que a pessoa nem seja declarado cidadão do reino, pois o Senhor Jesus disse:
“AO ENTRAREM NA CASA, SAÚDEM-NA. SE A CASA FOR DIGNA, QUE A PAZ DE VOCÊS REPOUSE SOBRE ELA; SE NÃO FOR, QUE A PAZ RETORNE PARA VOCÊS.” ( Mateus 10.12.13).
Quanta tristeza sente uma pessoa que se afastou da casa do Pai quando encontra-se com um irmão que lhe conhece, e este volta-lhe o rosto, evita-o, sequer emite uma saudação.
O Senhor Jesus nos admoesta a que não ajamos assim. Não é para saudarmos apenas os nossos irmãos, mas a todos quantos estão ao nosso alcance.
Há certos crentes que se julgam tão “santos”, que onde moram são conhecidos como pessoas antipáticas, orgulhosas, porque não cumprimentam os vizinhos nem os que vivem em sua comunidade.
Sabemos que não devemos ter comunhão com os infiéis, como está escrito, mas daí a evitar uma saudação, um sorriso, uma atitude de bondade, é bem diferente!
Se nós não comunicarmos com aqueles que conosco convivem de que maneira o bom cheiro de Cristo poderá se manifestar para que eles possam ver a diferença?
Somente demonstrando o amor de Deus que está derramado no nosso coração é que poderemos glorificar o Nome daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Nossa luz tem que brilhar quanto maiores forem as trevas; nosso sal tem que temperar para dar equilíbrio no meio de tanta manifestação da carne. O mundo precisa ver nós em Cristo e Cristo em nós!
E a propósito: a quantas pessoas já demonstramos amor neste dia? A quantas pessoas saudamos com a paz do Senhor, com um bom dia, com um gesto de afeto? Ainda está em tempo para praticar o que Jesus ordenou. Olhe a sua volta, veja lá se não há alguém triste, amargurado, mau humorado... Invista uma porção do amor de Deus através de uma atitude bondosa para com ele e termine este dia sentindo-se gratificado por vivenciar um pouco daquilo que Cristo viveu enquanto esteve aqui.
Aniversariantes PARABÉNS! Ezequiel 12.28

Nenhum comentário: