domingo, setembro 07, 2008

NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO

“... E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO...” ( Lucas 11.4).

Tentação segundo O.Boyer é “indução para o mal por sugestão do diabo ou da sensualidade.”
A Bíblia diz que Deus não tenta a ninguém:
“QUANDO ALGUÉM FOR TENTADO, JAMAIS DEVERÁ DIZER: ESTOU SENDO TENTADO POR DEUS. POIS DEUS NÃO PODE SER TENTADO PELO MAL, E A NINGUÉM TENTA.” ( Tiago 1.13).
Deus permite que sejamos tentados, mas providencia um meio de escaparmos da tentação, como está escrito:
“NÃO SOBREVEIO A VOCÊS TENTAÇÃO QUE NÃO FOSSE COMUM AOS HOMENS. E DEUS É FIEL, ELE NÃO PERMITIRÁ QUE VOCÊS SEJAM TENTADOS ALÉM DO QUE PODEM SUPORTAR. MAS, QUANDO FOREM TENTADOS, ELE MESMO LHES PROVIDENCIARÁ UM ESCAPE PARA QUE O POSSAM SUPORTAR.” ( 1 Coríntios 10.13).
Ninguém neste mundo escapa à tentação. O nosso adversário é o tentador. Vive para esse trabalho e não está preocupado com a idade, o grau de cultura, o tempo de convertido, se tem ou não cargo eclesiástico, se tem saúde ou não, em qualquer tempo e em qualquer lugar estamos sujeitos às tentações.
Precisamos orar constantemente como Jesus ensinou: “não nos deixes cair em tentação,” pois somos tentados e como. Até o próprio Senhor Jesus o foi enquanto neste mundo, mas como está escrito, ele não pecou e pode nos socorrer:
“POIS NÃO TEMOS UM SUMO SACERDOTE QUE NÃO POSSA COMPADECER-SE DAS NOSSAS FRAQUEZAS, MAS SIM ALGUÉM QUE, COMO NÓS, PASSOU POR TODO TIPO DE TENTAÇÃO, PORÉM, SEM PECADO.” (Hebreus 4.15). E ainda:
“PORQUE, TENDO EM VISTA O QUE ELE MESMO SOFREU QUABNDO TENTADO, ELE É CAPAZ DE SOCORRER AQUELES QUE ESTÃO SENDO TENTADOS.” ( Hebreus 2.18).
Estejamos atentos quando a tentação nos sobrevém, e não tentamos resistir com as nossas forças, antes tenhamos coragem de gritar por socorro ao Senhor Jesus e Ele certamente entrará em ação em nosso favor.
Outrossim, não devemos alimentar a tentação ou mesmo brincar com ela para testar até onde podemos chegar. Lembremo-nos de Sansão que não levou a sério as tentações e acabou vencido por elas, perdendo o que recebera de Deus.
Na medida do possível, também é bom pedir ajuda de oração a alguém que o Amigo nos indicar, logo que as primeiras investidas do maligno nos ataquem.
Há diferentes tipos de tentação. Muitos estão vigiando apenas quanto á tentação na área da imoralidade, entretanto, não estão atentos às pequeninas coisas que nos afastam da comunhão com Deus, tais como: mentiras, enganos, fingimentos, pecados da língua, dificuldade em perdoar, e tudo quanto venha manchar o nosso coração.
Quantos há que se mantêm íntegros quanto à moralidade, mas caem na tentação do orgulho e da soberba. E infelizmente a queda é terrível!
Outros ainda são arrastados pela tentação das riquezas e desse modo trocam o amor a Deus pelo amor a Mamon. Ao invés de viverem para Deus e para o seu reino, tornam-se escravos do dinheiro, ambicionando bens materiais e, para isso desprezam as coisas espirituais.
Ser tentado não é novidade para os que professam Jesus como seu Senhor. Estamos avisados sobre essa questão. Contudo, devemos estar sempre vigiando; toda vigilância é pouca meus amados, pois não sabemos a que hora o tentador pode nos surpreender.
Se dependermos do Amigo Espírito Santo, Ele nos avisará quando o plano do adversário estiver sendo elaborado. Assim, podemos fugir como está escrito, que, “o avisado vê o mal e se esconde”.
Em nome do Senhor Jesus não ceda à tentação. Lute! Clame por socorro ao Senhor Jesus, peça ajuda em nome de Jesus. Ele virá em seu socorro e lhe dará o escape. Por mais camuflado que seja o laço do passarinheiro, o Senhor certamente quebrará o laço e escaparás. Depois dirás com gratidão, louvando a Deus, como disse o salmista:
“A MINHA ALMA ESCAPOU COMO UM PÁSSARO DO LAÇO DO PASSARINHEIRO!”
Aniversariantes PARABÉNS! Jeremias 33.3

Nenhum comentário: