segunda-feira, agosto 18, 2008

MINISTÉRIO DE ABRIR PORTAS

“... ENTÃO ABRIU AS PORTAS DA CASA DO SENHOR...” (1 Samuel 3.15).

Não há quem possa duvidar do ministério do profeta Samuel. Ele exerceu em Israel os ministérios de juiz, profeta e sacerdote. Entretanto, ainda menino, ele exerceu um ministério que talvez, possa passar despercebido a muitos de nós. O ministério de abrir as portas da casa do Senhor.
Enquanto as portas não eram abertas as pessoas não podiam entrar para oferecer sacrifícios, ofertas e todas as coisas que a lei determinava.
Enquanto as portas não eram abertas a luz do sol não podia entrar trazendo luz para o ambiente. A luz do sol irradia vida por onde quer que ela penetre.
À medida que meditava neste assunto podia entender que há muitos de nós que vivemos tempos em que as portas da casa do Senhor, o templo e santuário do Espírito Santo permanecem fechadas.
Neste tempo a tendência ao isolamento é real; não há penetração de luz alguma, a pessoa sente-se como que invadida por nuvens sombrias; na alma há algo de lugubridade; a alegria se vai; parece que tudo à volta perde a motivação. Não há interesse em oferecer sacrifícios ao Senhor, somente uma apatia domina o ser.
E o mais sério em tudo isso é que por si só a pessoa não consegue abrir as portas que estão cerradas. O medo vem devagarzinho e acaba se instalando também. Foi assim quando Jesus morreu. Os discípulos estavam reunidos,com as portas cerradas, com medo.
Muita das vezes as pessoas preferem se isolar de tudo e de todos, em conseqüência de tantas desilusões, frustrações nos relacionamentos, por terem sofrido traição na confiança que depositaram em um amigo. São elas atingidas por uma espécie de medo de sofrer novamente, daí o melhor que têm a fazer é cerrar todas as portas de entrada para o homem interior.
Contudo, esse tipo de atitude não é a melhor.
Nessa situação tal pessoa precisa da ajuda de alguém que entenda a necessidade de, através da oração, do exercício do amor fraternal, usando a Palavra de Deus como chave, aproximar-se e estender a mão amiga.
O problema é que não são muitos nas igrejas locais que estão dispostos a exercerem esse ministério.
Infelizmente a grande maioria aspira ministério onde estejam em evidência, nos púlpitos, palanques; lugares onde há grandes multidões para ouvi-los, pois isso traz engrandecimento pessoal.
Enquanto isso, mais e mais pessoas estão ficando isoladas a portas cerradas, evitando tudo que lhe traga lembranças do sofrimento experimentado.
É a hora daqueles que entendem a voz do Amigo Espírito Santo entrarem em ação, procurando ajudar a abrir as portas que foram fechadas: a porta da fé, a porta da esperança, a porta da confiança, a porta do amor, a porta da oração, a porta do louvor, a porta do serviço e outras tantas que poderão ter sido fechadas.
Uma vez que as portas vão sendo abertas os raios do sol começam a penetrar nas áreas nebulosas e sombrias, e, a vida começa a entrar naquele lugar que é a casa, o templo de Deus.
Quanto todas as portas estão abertas os sacrifícios podem se oferecidos com alegria, o medo se vai, a confiança volta a dominar, e o melhor é que outros podem ter acesso a Deus através de nós, aleluia!
Meu desejo e oração é que alguns daqueles que lêem estas linha possam se colocarem diante de Deus, à disposição do Amigo, para em sintonia com Ele, entender a necessidade de um membro do Corpo e entrar em ação, fazendo assim a diferença naquela vida, para glória de Deus.
É importante saber que tal trabalho não dá IBOPE, absolutamente! Pelo contrário é um serviço que deve estar em oculto, sem propagação, sabendo que o Deus que tudo vê não passa despercebido cada esforço no sentido de ajudar aqueles que são seus filhos.
Em nome do Senhor Jesus, meus amados, deixemos de lado tudo quanto nos venha proporcionar a autopromoção ou o reconhecimento dos homens. É bem melhor deixar que o Pai que vê em secreto, nos recompensará publicamente.
Mãos à obra! Coloquemo-nos nas mãos do Senhor para o que Ele nos use naquilo que Ele determinou para os seus filhos.
Aniversariantes PARABÉNS! Filipenses 4.4.

5 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Glória a Deus!
Irmã Lídia!
A Paz do Senhor!
Nesta manhã fui grandemente edificado por Deus ao ler o seu texto.
Amada irmã, continue sensível, dando ouvidos ao Amigo e interpretando através da sua lavra aquilo que Ele lhe diz.

Em Cristo Jesus,

Seu filho,

Pr. Carlos

Kadi:) disse...

Irmã Lídia, a paz do Senhor!!

Tentei falar com a senhora por telefone, mas sem sucesso; Por favor, entre em contato comigo o mais rápido possível... meu tel é (83) 93052820. Grata!

Kadidja, AD Solânea-PB

Anônimo disse...

Irmã Lídia,paz do Senhor!
Olha, parece que esta palavra veio agora quentinha do céu pra o que tenho vivido exatamente no dia de hoje, mesmo sendo que faz alguns dias que escreveste, hoje eu o li pela primeira vez...
Amada, realmente tenho tido experiências com o Amigo, específicas...preciosas, porque tudo q vem Dele é precioso.
Realmente meu interesse é agradar ao meu Deus, quero ser levada como uma folha ao vento...vento do Espírito Santo...usada em Suas mãos poderosas! Oh Glória!
Te amo minha irmã em Cristo Jesus!
Paz e abraços
P.S.: Sou a Michele, que lhe conheceu e presenteou com os marcadores de páginas de pedrinhas no 9º Relicob em Guaratuba-PR.

Anônimo disse...

Amado filho Pastor CArlos
Deus continue a lhe abençoar
Deus seja louvado por sua vida e da minha querida Sarita.
É muito bom ter um Amigo chamado Espírito Santo que nos ensina até a escrever, paa glória de Deus.]Um grande abraço para os dois com muita saudade!
A conserva no amor de Cristo Jesus
lidia

Anônimo disse...

Querida Mychelle Deus continue a lhe abençoar
Foi uma grande bênção estar convosco naquele RELIVOB, aleluia!
Só Deus sabe o gozo do meu coração ao ver o Amigo sendo homenageado daquela maneira linda como as irmãs fizeram, aleluia!
Lembro de ti com saudades!
Um beijinho com carinho
sua conserva
lidia