terça-feira, março 04, 2008

ESCOLHIDOS PARA SERVIR

“E O SENHOR DISSE A MOISÉS: FAÇA TAMBÉM UM RECENSEAMENTO DOS GERSONITAS, PELAS SUAS FAMÍLIAS E CLÃS, CONTE TODOS OS HOMENS ENTRE TRINTA E CINQUENTA ANO, APTOS PARA SERVIR, PARA QUE FAÇAM O SERVIÇO DA TENDA DO ENCONTRO.” (Números 4.21).

Deus escolheu a tribo de Levi para o sacerdócio em Arão e seus filhos. E escolheu também os filhos de Levi, Gerson, Coate e Merari, para o serviço da Tenda do Encontro. Eram eles os líderes das famílias e, para cada família Deus determinou o serviço específico em relação ao tabernáculo.

O Senhor determinou de igual modo a idade que eles deveriam estar a cargo do serviço a Ele, entre trinta e cinqüenta anos, ou seja, os melhores anos da vida do homem. A idade do vigor, da força, da realização pessoal.

Embora fossem todos descendentes de Levi havia diferença no serviço prestado. Os coatitas eram encarregados de cuidar das coisas santíssimas, só eles podiam tocar nos utensílios sagrados do tabernáculo; os gersonitas ficaram com a parte de carregar as cortinas e a cobertura de couro, como também os utensílios usados nesse serviço; os meraritas eram encarregados de carregar as armações do tabernáculo. Todo o serviço exigia responsabilidade e grande responsabilidade que era lidar com as coisas sagradas do tabernáculo.

Como salvos em Cristo Jesus também fomos escolhidos para servir no Tabernáculo espiritual que é a Igreja.

Devemos aproveitar os melhores anos da nossa vida para servir ao Senhor e ao seu povo com alegria e singeleza de coração.

Na antiga aliança o serviço do tabernáculo era distribuído por um número grande de homens, o que fazia com que todos trabalhassem sem sobrecarga.

Na Igreja do Senhor há serviço para todos os membros do Corpo. A realidade, entretanto, é que há muitos que não querem fazer a sua parte e por isso uma boa parte dos membros fica sobrecarregado.

Todo serviço a Deus e ao seu povo exige responsabilidade, afinal estamos trabalhando com pessoas ou coisas que pertencem a Ele e não devem ser tratadas de qualquer maneira. Guarde-nos o Senhor de profanar os vasos sagrados, para que não venha juízo de Deus sobre nós como aconteceu com Belsazar.

O Senhor não nos escolheu para sermos carregados, ou servir de peso para os outros simplesmente, mas para fazer nosso trabalho no reino de Deus. Devemos servir com responsabilidade, com amor acima de tudo.

Os levitas serviram em um tabernáculo terrestre, que esteve no meio do povo apenas por um tempo, foi uma fase na vida do povo de Israel. Deus aparecia no tabernáculo, em cima do propiciatório, quando o Sumo Sacerdote oficiava ao Senhor.

Hoje Deus vive na Igreja pelo seu Espírito Santo. É Ele, o Amigo que move o Corpo ligado à Cabeça – Cristo.

Se o serviço prestado pelos levitas no tabernáculo era de suma importância , quanto mais será importante o serviço daqueles que trabalham carregando as cargas dos membros do Corpo, ajudando no Tabernáculo espiritual que é para a eternidade, como está escrito:

“LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS E ASSIM CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO.” (Gálatas 6.2).

A lei de Cristo é o amor. Quando levamos os fardos dos nossos irmãos em oração, com atenção para com eles, aliviamos a pressão que eles passam ministrando conforto nas dificuldades por eles vividas.

O sofrimento dos meus irmãos diz respeito a mim, pois somos membros uns dos outros. Jamais devemos ficar alheios à dor de alguém que sofre na nossa comunidade local (igreja).

Lamentavelmente o inimigo tem levado vantagem em algumas vidas e as tem tirado do ajuntamento solene do povo de Deus, por causa da nossa negligência em ajudar os que estão sobrecarregados demonstrando o amor de Cristo em nossa vida. Muitas vezes somos cegos pelo egoísmo de só vermos a nossa luta, a nossa situação difícil, nos voltarmos para dentro de nós tão somente.

Paremos e observemos a nossa volta. Vejamos quantos estão quase a cair sob o peso de dores, frustrações, decepções, fracassos, incompreensões, e tantas coisas mais. Tomemos sobre os nossos ombros a carga deles e certamente na hora em que necessitarmos de alguém que nos ajude com a nossa carga Deus levantará cirineus para nos ajudar a carregar a cruz, aleluia!

Amados, não sejamos negligentes quanto à assistência aos que carecem da nossa mão amiga.

Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 46.10

Nenhum comentário: