quinta-feira, fevereiro 21, 2008

QUANDO A ESPERA TRAZ CANSAÇO

“ E PONDO-SE O SOL, UM PROFUNDO SONO CAIU SOBRE ABRÃO; E EIS QUE GRANDE ESPANTO E GRANDE ESCURIDÀO CAIU SOBRE ELE. ENTÃO DISSE A ABRÃO: “( Gênesis 15.12 e 13).

Deus falou com Abrão. Afinal este era seu amigo.
Trouxe-lhe uma palavra de encorajamento, ao que Abrão questionou a promessa que lhe havia sido feita de um filho, um herdeiro até aquele momento nada havia acontecido. Os anos tinham se passado e nada.
Deus renova a promessa feita e lhe mandou olha para os céus dizendo que tantas quantas são as estrelas, assim seria a sua semente.
“ E CREU ELE NO SENHOR, E FOI-LHE IMPUTADO ISTO POR JUSTIÇA.” (Gênesis 15.6).
No seu diálogo com Deus Abrão pede um sinal da palavra que Deus lhe falara sobre a terra que lhe havia de dar, bem como a sua semente. Deus lhe dá uma ordem, a qual ele prontamente obedece.
Ordem cumprida e agora espera a resposta de Deus. Espera... Espera... Espera... Tudo em silêncio. Deus não responde. E ele espera. Crendo, espera.
A demora é tão grande que vencido pelo cansaço Abrão é dominado por um profundo sono. E como se não bastasse o sono, ainda espanto e escuridão lhe acometem. Pensem na situação de alguém que é amigo de Deus, que crê em Deus e que lhe obedece.
Será que não vivemos igualmente momentos assim? Quando a espera das promessas de Deus para nós, nos trazem cansaço, sono, espanto e escuridão?
Não somos diferentes de Abrão, absolutamente. Somos da mesma matéria prima: pó, fragilidade humana.
A Bíblia diz que:
“ELIAS ERA HOMEM SUJEITO ÁS MESMAS PAIXÕES QUE NÓS...” (Tiago 5.17).
Todos somos sujeitos às mesmas fraquezas, mas a graça e a misericórdia do Senhor nos têm alcançado aleluia!
Talvez neste dia, alguém que me estar a ler esteja vivendo uma situação semelhante a de Abrão. É amigo de Deus, crente, obedece ao Senhor, mas está à espera da resposta de Deus para uma promessa que lhe foi feita. E, à medida que o tempo passa a espera tem lhe trazido desanimo, desencoraja mento, desesperança, tristeza, espanto, escuridão, enfim.
Saiba que ainda que estejamos quase a desfalecer, no momento mais crítico que passarmos, Deus chega e traz a resposta que esperamos, gloria a Deus!
Mesmo que estejamos a dormir vencidos pelo cansaço da espera, Deus conhece a nossa estrutura e como está escrito:
“POIS ELE CONHECE A NOSSA ESTRUTURA; LEMBRA-SE DE QUE SOMOS PÓ.” ( Salmo 103. 14). Que Deus maravilhoso é o nosso Pai!
Continue crendo. Aguarde. Espere com paciência. Na hora determinada por Ele tudo se cumprirá. Acredite na fidelidade de Deus. Ele não falha com os seus.
Contudo, tenha muito cuidado para não ser levado pelas mentiras do adversário, que nos tenta a descrer do Senhor. Em nome de Jesus não deixemos que a incredulidade distancie de nós a resposta de Deus.
Vamos crer mesmo contra esperança, firmados tão somente na palavra de um Deus que não pode mentir.
Ele foi fiel com Abrão, apesar das suas fraquezas. Ele será fiel conosco apesar de nossas imperfeições e, como está escrito:
“SE FORMOS INFIÉIS, ELE PERMANECE FIEL; NÃO PODE NEGAR-SE A SI MESMO.” (2 Timóteo 2.13). Aleluia!
O Deus de Abrão é o nosso Deus, o nosso Pai celestial!
Aniversariantes PARABÉNS! 2 Corintios 2.14

Nenhum comentário: