segunda-feira, janeiro 28, 2008

DESFAZENDO AS INIMIZADES

“NA SUA CARNE DESFEZ A INIMIZADE... E PELA CRUZ RECONCILIAR AMBOS COM DEUS EM UM CORPO, MATANDO COM ELA AS INIMIZADES.” (Efésios 2.15 e 16).
Inimizade é obra da carne e conseqüência do pecado na vida do homem. Todos quantos estão no reino das trevas vivem em inimizade com Deus, pois como está escrito:
“... NÃO SABEIS VÓS QUE A AMIZADE DO MUNDO É INIMIZADE CONTRA DEUS? PORTANTO QUALQUER QUE QUISER SER AMIGO DO MUNDO CONSTITUI-SE INIMIGO DE DEUS. (Tiago 4.4).
Enquanto o homem não passa pelo Calvário com arrependimento e conversão por mais religioso que ele seja continua sendo inimigo de Deus, vivendo em inimizade contra Deus.
A inimizade já foi desfeita, aleluia! Jesus a desfez na sua carne e a matou, glória ao Senhor!
O nosso adversário vive a semear inimizades na terra desde o principio. Vejam que a inimizade entre Caim e Abel levou ao primeiro homicídio. E outro detalhe importante é que o problema começou por causa espiritual. Deus aceitou a oferta de Abel e não a de Caim. Porventura foi Deus injusto com Caim? Absolutamente! Deus conhece a intenção do coração de cada um e a oferta de Caim não foi agradável a Deus por causa da motivação com que foi entregue.
Infelizmente há pessoas que se tornam inimigas de outras também por motivo meramente espiritual. Não se conformam como o Espírito Santo usa alguém, como Deus dá graça a outro diante dos homens, como o Senhor confirma o trabalho das mãos de mais outro e não o seu e, desta maneira dá lugar à inimizade em sua vida. Deus não é Deus de inimizade mas de paz, de comunhão, de harmonia.
Jesus na sua carne desfez a inimizade, portanto, todos quantos estão em Cristo já não mais vivem uma vida de inimizades, mas de amor e paz.
Conforme o próprio Senhor Jesus falou podemos até ter alguém que seja nosso inimigo, pelo qual devemos orar e amar, todavia, guarde-nos o Senhor de fazermos inimizade com quem quer que seja, pois como está escrito:“ SE FOR POSSÍVEL, QUANTO ESTIVER EM VÓS, TENDE PAZ COM TODOS OS HOMENS.” (Romanos 12.18).
Vemos a inimizade dominando tantas famílias, amigos se tornando inimigos, inimizades por causa política, religiosa; inimizade produzida pela avidez de poder, de dinheiro, de fama, enfim,
Com tristeza podemos ver até pessoas que se dizem serem filhas de Deus, evangélicas, desenvolvendo inimizades entre si.
O adversário das nossas almas tem conquistado muito terreno nessa área, lançando uns contra os outros até mesmo dentro das igrejas locais. Facções, partidarismo, grupos isolados, famílias dentro da Família, o que tem dado lugar a disputas e competições, as quais coisas só trazem prejuízo espiritual.
Só é possível desfazer inimizades se estivermos em Cristo verdadeiramente, porque nele só há paz, de vez que Ele é a nossa paz! Estando em Cristo o Espírito Santo derrama o amor de Deus em nossos corações, o que nos dá capacidade de exercitar perdão sempre e continuamente, sem deixar que o sol se ponha sobre a nossa ira, criando com isso as inimizades.
Tolerância e perdão são antídotos contra as inimizades. Nada justifica manter um inimigo, seja ele de que ordem for. O melhor a fazer é deixar o orgulho de lado, nos humilharmos com sinceridade, pedir perdão e perdoar do coração, na presença de Cristo, para não sermos vencidos por Satanás, como está escrito (2 Coríntios 2.11).
Portanto, amados, permaneçamos em Cristo e busquemos cada dia desenvolver o fruto do Espírito em nossa vida diária, vigiando sempre contra as astutas ciladas do diabo.
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 43.13

Um comentário:

isabel batista disse...

Como pedi perdão sincero... se o outro não quer...
Todos os dias eu tento encontrar uma maneira de pedir perdão a uma vizinha
mas percebo que ela não quer.. a cada dia parece que ela me odeia mais e mais...
O pior todos que a cercam passaram a me olhar diferente... sinto que sou considerada uma megera.
Isso dói....
Eu não posso me defender...
So orar, orar...