quarta-feira, dezembro 12, 2007

O REI NASCEU!

“...ONDE ESTÁ AQUELE QUE É NASCIDO REI DOS JUDEUS?” (Mateus 2.2).
Segundo relato das sagradas escrituras escrito pelo evangelista Mateus, “uns magos vieram do oriente a Jerusalém”.
Jerusalém era a cidade de Davi, o centro do governo de Israel, Embora os romanos estivessem dominando o povo de Deus, havia um rei a liderar os judeus. O seu nome – Herodes.
Conforme podemos entender esse rei era um homem que não temia a Deus, levava uma vida repreensível de tal maneira que o profeta João o confrontava por causa do seu pecado de imoralidade.
“POIS JOÃO DIZIA A HERODES: NÃO TE É LÍCITO POSSUIR A MULHER DO TEU IRMÃO”. (Marcos 6.18).
Havia um mandamento na lei que dizia:
“A NUDEZ DA MULHER DO TEU IRMÃO NÃO DESCOBRIRÁS; É A NUDEZ DO TEU IRMÃO”. (Levítico 18.16).
Herodias odiava o profeta do deserto, instigava o seu marido contra ele, e, como diz as escrituras conseguiu o seu intento de matá-lo aproveitando-se da lascívia de Herodes, quando do seu aniversário.
Embora transgressor da lei de Deus Herodes era o rei da Judéia. Era o detentor do poder sobre o povo de Israel. Governava sob o domínio de Roma, mas era rei e não queria por hipótese alguma perder o seu posto.
A história se repete em nossos dias. Aqueles que chegam ao poder, de alguma maneira se agarram a ele com todas as forças lutando de todos os modos para não perde-lo. E, muitas das vezes lançam mão de meios absurdos para manter-se em liderança.
Com Herodes não foi diferente. Assim que soube pelos magos que havia nascido um menino que era o rei dos judeus entrou em desespero. O seu trono corria perigo. Alguém poderia derrubá-lo. Era necessário agir e agir depressa.
Sua atitude foi surpreendente: ordenou que todos os meninos de dois anos para baixo fossem mortos na cidade de Belém. Que coisa terrível! Pequeninos seres foram assassinados para satisfazer os caprichos de um líder ambicioso.
Os Herodes da vida continuam por aí ordenando a matança de inocentes. Todos os governantes que aprovam o aborto estão agindo debaixo do mesmo espírito que atuou em Herodes, como também já atuara no Faraó, no Egito.
Todavia, nada impediu que o Rei que nascera vivesse até o tempo determinado! Deus é maior! Deus é soberano! A promessa tinha que se cumprir literalmente, a despeito de Herodes querer ou não querer o Rei nasceu! Ele, Jesus não nasceu rei da Judéia, mas Rei dos judeus. Ele não veio para uma terra, veio para um povo, o seu povo. E Jesus nasceu como Rei!
Um rei que não nasceu em um palácio, mas numa estrebaria;
Um rei que não foi colocado em um berço de ouro, mas na manjedoura, lugar onde era colocada a comida para os animais ;
Um rei cujo nascimento não foi comemorado pelos homens na terra onde nasceu, mas os anjos cantaram dizendo:
“GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS, PAZ NA TERRA, BOA VONTADE PARA COM OS HOMENS”. ( Lucas 2.14).
Herodes queria continuar a reinar sobre as vidas dos judeus por isso quis matar o Rei que havia nascido em Belém.
O nosso adversário não age diferentemente de Herodes. Quando ele vê que Jesus, o Rei dos reis nasceu em nossa vida, procura por todos os meios fazer com que esse nascimento não dê continuidade. Tenta fazer com que Jesus morra em nossos corações . Tenta nos afastar do propósito de viver em Jesus e com Jesus.
Entretanto, é da vontade de Deus que Jesus viva e viva em nós, aleluia!
Da mesma maneira como Deus preservou o seu Filho falando com José, em sonho, que levasse o menino para o Egito, tem cuidado de nós e nos ajuda a manter o seu Filho em nossa vida. Nada e ninguém podem matar Jesus em nós a não ser que nós mesmos o desejemos.
O Rei nasceu em sua vida? Ele é quem governa o seu modo de viver? Ele está assentado no trono do seu coração? Quem de verdade ocupa o trono em nossa vida? Nosso eu? Ou Jesus?
Aqueles que com bom grado se deixam dominar por Ele terão a alegria eterna de vir com Ele a este mundo naquele glorioso dia em que Ele voltar para governar na terra. Estes poderão observar uma frase que estará nEle:
“E NO VESTIDO E NA SUA COXA TEM ESCRITO ESTE NOME: REI dos reis e SENHOR dos senhores”. (Apocalipse 19.16).
No Calvário, por ocasião da sua morte, foi colocada no topo da cruz uma inscrição apesar do protesto dos judeus principais dos sacerdotes que dizia:
“... JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS”. (João 19.19).
Ele, Jesus nasceu como Rei, morreu como Rei e voltará a este mundo para reinar. Hoje Ele reina em minha vida com toda liberdade e espero que reine também na sua, pois somente os que o têm como Rei nesta vida reinarão com Ele por toda a eternidade!
Aniversariantes PARABÉNS! 1 João 2.25

Nenhum comentário: