sexta-feira, novembro 16, 2007

OLHAI, VIGIAI E ORAI

“OLHAI, VIGIAI E ORAI... (Marcos 13.33).
É muito importante observar e acima de tudo obedecer aos mandamentos dados pelo Senhor Jesus Cristo. O servo que fizer tudo quanto foi mandado ainda deverá se considerar um servo inútil, ou seja, por mais que façamos como servos de nada se nos aproveita. Imagine aqueles que sequer procuram obedecer aos mandamentos em que categoria estarão incluídos.
Ainda mais quando se refere ao acontecimento mais fantástico que haverá de ser para a Igreja!
No texto acima o Senhor Jesus expressou três ordens diretas.
Olhai – “E OLHAI POR VÓS, NÃO ACONTEÇA QUE OS VOSSOS CORAÇÕES SE CARREGUEM DE GLUTONARIA, DE EMBRIAGUÊS E DOS CUIDADOS DA VIDA...” (Lucas 21.34).
Há uma versão da Bíblia Sagrada que exprime a “glutonaria” como “devassidão”, o que nos leva a perceber o cuidado que devemos tomar com todo tipo de excessos em nossa vida. A devassidão diz respeito ao caráter, ao procedimento.
Temos que olhar por nós. Como somos tentados a olhar para os outros! As esposas olham para os maridos, os maridos olham para as esposas, filhos tomam conta dos pais e pais dos filhos e por fim todos são inclinados (e como caímos nessa cilada) a olhar para vida dos nossos irmãos...
Oh, amados, quantos corações estão realmente carregados de excessos, devassidão, e infelizmente pessoas que se chamam pelo nome do Senhor.
Todo tipo de excesso é perigoso. A posição bíblica para o salvo é a de equilíbrio, nada de excessos.
Avaliemos hoje que tipo de excesso nós estamos vivendo. Busquemos a ajuda do Amigo para nos pautarmos em uma vida equilibrada.
Os nossos corações também correm o risco de se encher de embriaguês. Veja que o Senhor Jesus fala não da embriaguês com álcool propriamente dita, mas a embriaguês do coração!
Pode ocorrer que alguém nunca ingeriu uma gota de álcool, viva literalmente em estado de embriaguês da alma.
Nesse estado a pessoas fica totalmente dominada por um sentimento que lhe tira o senso de sobriedade, passando ao descontrole e se deixando levar simplesmente pelo torpor.
O que nos pode embriagar?
O fascínio das riquezas, o exercício do poder, o enlevo da fama, a beleza exterior, o prazer do sexo, enfim.
Tenhamos cuidado meus amados e procuremos ser cheios do Espírito Santo, pois quando os discípulos no dia de Pentecostes foram cheios do Espírito, os homens que os observavam julgaram-nos embriagados.
Uma vida cheia do Espírito está totalmente dominada por Ele, e, simplesmente se deixa levar por Ele, tanto quanto quem está embriagado por coisas efêmeras.
Talvez o leitor possa dizer seguramente:
Estas coisas de glutonaria e embriaguês não me dizem respeito.
Entretanto, a outra recomendação do Senhor Jesus para que nós tenhamos cuidado conosco é com relação aos cuidados da vida!
Veja bem que o Senhor falou da carga, pois Ele sabe muito bem que podemos, por um momento, vir a demonstrar preocupação, mas deixar o coração carregado, pesado, cheio disto é muito diferente.
Será que com honestidade podemos dizer que este assunto não nos diz respeito?
Amados, como temos sido vencidos por esta situação, infelizmente! Há crentes que por estarem tão sobrecarregados com os cuidados da vida já nem conseguem dar lugar ao Espírito Santo em seu coração. Não conseguem mesmo escutar quando o Amigo lhes fala, não conseguem enxergar quando o Amigo lhes mostra alguma coisa acerca da vontade de Deus, e, quantos já não conseguem nem mesmo servir ao Senhor! Estão atarefados, preocupados, não têm tempo para um tempo com Aquele que os ama e que os comprou para Deus.
O dia está chegando, aleluia! E quando o dia chegar os que estiverem com o coração carregado destas coisas especificadas pelo Senhor Jesus serão pegos de surpresa, quando derem por si o Noivo já veio e a Noiva já está com Ele nos ares.
Muitas vezes tomamos cuidado com as coisas exteriores em nossa vida e deixamos de atentar para as coisas do coração. Enquanto nos preocupamos para manter uma aparência de santo, quantas vezes temos um coração carregado de preocupações e cuidados desta vida.
Amados, muito cuidado para não sermos levados pelo engano do maligno, pois somente os de coração limpo verão a Deus!
OLHAI, POIS!
Aniversariantes PARABÉNS! Marcos 9.41

Nenhum comentário: