sexta-feira, novembro 02, 2007

CHAMADOS PARA SERMOS SANTOS

“… CHAMADOS PARA SER SANTOS…CHAMADOS PARA SER SANTOS, COM TODOS QUE EM TODO O LUGAR INVOCAM O NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SENHOR DELES E NOSSO”. (Romanos 1.7; 1 Coríntios 1.2).
Há nos dias de hoje um evangelho a ser pregado prometendo a todos os que o receberem uma vida de prosperidade material, saúde plena e tantas outras coisas a nível da terra.
Entretanto, as escrituras nos afirmam sobre a finalidade da nossa chamada ao Senhor Jesus: Sermos santos.
Enganamo-nos quando torcemos a Palavra de Deus e ao invés de nos enquadrarmos no propósito de Deus para a nossa chamada – santidade, santificação, entendemos que somos chamados para sermos ricos, termos bens materiais, ou mesmo para termos saúde perfeita. Isso é realmente um engano do maligno. Enquanto os crentes estão a correr atrás das coisas da terra, esquecem-se de seguir a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12.14).
Quando nascemos de novo nos tornamos santos no Senhor Jesus, pois uma vez que estamos nele, ou seja, no seu Corpo – a Igreja, temos necessariamente que ser santos, pois, se a Cabeça é santa o Corpo também o tem que ser. Se o Corpo é santo todos os membros do Corpo são santos.
Agora é bom termos em mente que nossa santidade é enquanto estamos em Cristo. Deus nos olha através de Cristo no qual estamos, aleluia!
Se, todavia, estamos a viver uma vida santa manifestamos algumas características de santidade no nosso dia-a-dia.
Uma vida santa não manifesta orgulho em nenhum dos seus aspectos, nem mesmo o chamado “orgulho santo”, isto é, relacionado às coisas espirituais. Nossa vida de oração e dedicação à Palavra de Deus, nossa vida de amor a Deus e aos irmãos nada mais é do que nossa obrigação como filhos obedientes (se é que o somos, que Deus nos ajude!). Por isso nada temos de que nos orgulhar. Se estamos a viver em santidade a humildade tem que estar presente em todas as nossas atitudes. Precisamos ter muito cuidado com a falsa humildade que nada mais é do que uma manifestação de orgulho mascarada. A humildade tem que ser sincera e diante de Deus primeiramente.
Quando vivemos uma vida santa evitamos de todas as maneiras acusar, criticar, julgar, mas ao invés disso manifestamos misericórdia como fruto do amor de Deus em nossa vida. Como santos devemos ver todos os membros do Corpo também santos e não os seus defeitos e falhas (quem não os tem!).
O inimigo das nossas almas engana-nos com esse “falso zelo” ao atentarmos nas faltas dos outros, como se nós fôssemos capazes de mudar até mesmo a nossa vida, quanto mais a dos outros. Se não fora a graça e a misericórdia de Deus onde estaríamos nós?
A Bíblia diz que devemos ter misericórdia dos outros para alcançarmos também misericórdia, e ainda está escrito:
“QUEM ÉS TU, QUE JULGAS O SERVO ALHEIO? PARA SEU PRÓPRIO SENHOR ELE ESTÁ EM PÉ OU CAI. E ESTARÁ FIRME, POIS PODEROSO É DEUS PARA O FIRMAR”. (Romanos 14.4).
Os que vivem uma vida santa em Cristo não se deixam enganar pelo adversário quanto a se comparar com outros irmãos. Quando nos medimos em relação aos outros membros do Corpo corremos o risco de entrar no caminho do orgulho e nos considerarmos melhores e mais santos que eles.
O Espírito Santo que habita em nós quando tem liberdade de nos orientar nos leva cada dia a nos espelharmos em Jesus e nos compararmos com Ele, e, dessa maneira, sempre temos que nos humilhar diante de Deus buscando ser melhores, pois sempre estamos a desejar…
Como o próprio Senhor Jesus disse:
“BASTA AO DISCÍPULO SER COMO O MESTRE…” (Mateus 10.25), por mais que nos esforcemos percebemos o quanto precisamos ser aperfeiçoados, e então entendemos que só alcançaremos a perfeição no glorioso dia da colação de grau, aleluia!
Portanto, meus amados e queridos irmãos, lutemos para viver de acordo com a Palavra de Deus, buscando uma vida santificada, pois que para isto fomos chamados e com a ajuda do Senhor chegaremos à plenitude quando formos semelhantes a Ele!
Aniversariantes PARABÉNS! Colossenses 3.12

Um comentário:

missionariacarmelucia disse...

Oh irmã Lídia, que maravilha esta palavra, amei, Deus continue te abençoando e dando-lhe sempre a graça e a força para continuares escrevendo e pregando a Palavra de Deus.

Carmelúcia Lira