quarta-feira, outubro 03, 2007

O GRÃO DE TRIGO

“... SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, CONTINUARÁ ELE SÓ. MAS SE MORRER, DARÁ MUITO FRUTO”. (João 12.24 – NVI).
Tive a oportunidade de conhecer de perto uma plantação de trigo. Que beleza é contemplar aquele trigal, de um amarelo ouro velho a tremular de um lado para o outro embalado pelo vento!
Nossa curiosidade foi aguçada para buscar conhecer sobre o trigo em uma região onde esta lavoura é desenvolvida.
O solo onde o trigo é semeado é de terra vermelha; o clima ideal para o seu desenvolvimento é o frio, e quanto mais frio melhor, pois irá influenciar no tipo de grão que nascerá.
A plantação do grão de trigo ocorre uma vez no ano, portanto, no início do inverno, e, em quatro meses ele nasc, cresce amadurece e está pronto para ser ceifado. É, portanto, uma lavoura que dá um resultado bem mais rápido do que outras.
O trigo quando nasce apresenta uma cor verde, à semelhança de grama. À medida em que vai amadurecendo torna-se amarelo ouro velho, lindo! A haste não cresce mais que meio metro do chão e desenvolve os grãos no talo e também uma espécie de leque, que fica dos lados das sementes. Este leque quando tocado de cima para baixo poderá picar quem o tocar.
Fomos informados de que este leque serve de proteção ao grão, para impedir que os passarinhos comam a semente. Quanto cuidado de Deus, meus amados!
Jesus se comparou ao grão de trigo, falando da necessidade da sua morte e ressurreição para a frutificação de vidas no reino de Deus.
Quanto a nós também precisamos morrer, isto é, perder a vida para poder achá-la, como está escrito:
“QUEM ACHAR A SUA VIDA PERDÊ-LA-Á; E QUEM PERDER A SUA VIDA POR AMOR DE MIM ACHÁ-LA-Á”. (Mateus 10.39).
Se a Cabeça foi comparada com o grão de trigo, o Corpo também o será.
Que o Amigo Espírito Santo esteja cada dia a nos convencer da necessidade de morrer para o nosso eu, mortificarmos a nossa velha natureza, crucificarmos a carne com suas paixões e concupiscências, enfim, uma vez ligados a Cristo, vivemos o processo de morte (separação) do mundo verdadeiramente.
“PORQUE JÁ ESTAIS MORTOS, E A VOSSA VIDA ESCONDIDA COM CRISTO EM DEUS”. (Colossenses 3.3.).
“ASSIM TAMBÉM VÓS CONSIDERAI-VOS MORTOS PARA O PECADO, MAS VIVOS PARA DEUS, EM CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR”. (Romanos 6.11).
Viver para Deus eis a grande diferença na vida do salvo em Cristo Jesus! Para isso fomos escolhidos por Ele, aleluia!
“E ELE MORREU POR TODOS, PARA QUE OS QUE VIVEM NÃO VIVAM MAIS PARA SI, MAS PARA AQUELE QUE POR ELES MORREU E RESSUSCITOU”. (2 Coríntios 5.15).
Vivamos este dia NELE e para ELE!
Aniversariantes PARABÉNS! 2 Coríntios 5.7

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito da mensagem, achei-a quando pesquisava a repeito do grão de trigo Jo.12:24.
Obrigada me ajudou em minha pesquisa.