quarta-feira, agosto 29, 2007

TOCAR TROMBETA, NUNCA

!
“... QUANDO VOCÊ DER ESMOLA, NÃO ANUNCIE ISSO COM TROMBETAS, COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS NAS SINAGOGAS E NAS RUAS, AFIM DE SEREM HONRADOS PELOS OUTROS. EU LHES GARANTO QUE ELES JÁ RECEBERAM SUA PLENA RECOMPENSA”. (Mateus 6.2).

Nunca se viu tanta necessidade de ajuda social como neste tempo. Especialmente no nível de igrejas locais. Quantos necessitados! Há uma grande diferença entre nós, hoje, e a igreja em Jerusalém.
“NÃO HAVIA PESSOAS NECESSITADAS ENTRE ELES...” (Atos 4.34).
Embora os apóstolos não possuíssem prata e nem ouro como disse Pedro ao paralítico da porta Formosa, as necessidades de todos eram supridas.
Lembrando de que suprir as nossas necessidades é uma promessa de Jesus falando sobre o Pai celestial.
“... O PAI CELESTIAL SABE O QUE VOCÊS NECESSITAM...” (Mateus 6.32), e ainda:
“O MEU DEUS, SEGUNDO AS SUAS RIQUEZAS SUPRIRÁ TODAS AS VOSSAS NECESSIDADES, EM GLÓRIA, POR CRISTO JESUS”. (Filipenses 4.19).
Entretanto, devido a um número tão grande de pessoas necessitadas nas igrejas locais, precisamos fazer o que está ao nosso alcance, no sentido de suprir os nossos irmãos de alguma maneira. Devemos repartir o pão, as vestes, os calçados, enfim, suprir o que falta.
Jesus alertou para que ao ajudarmos alguém não saiamos a falar para toda a gente o que fizemos.
As pessoas que saem alardeando o bem que fazem são avaliadas como hipócritas, orgulhosos, que praticam uma boa ação para serem elogiados e honrados pelos homens.
Infelizmente há casos de alguém agir com bondade apenas por interesse e conveniência pessoal; para mostrar para lideranças o quanto é amoroso, enfim.
Contudo, sabemos pela palavra de Deus que uma pessoa pode fazer boas obras, inclusive dar esmolas, sem ter amor em seu coração. E, conforme está escrito, se não fizer por amor nada aproveita.
O nosso ego se alimenta dos elogios dos homens, assim sendo, cada vez que somos notados e apreciados por alguém estimulamos o nosso eu a uma vida de orgulho e soberba, o que nos afasta da graça de Deus.
O melhor mesmo é obedecer ao mandamento do Senhor Jesus: não tocar trombeta, não proclamar o bem que fazemos seja ele em que modalidade for.
É bom recordar que toda desobediência é pecado e desse modo se nós agirmos de maneira diferente daquela que Jesus ensinou, estamos em desobediência a sua Palavra.
Façamos o bem sim, ajudemos os necessitados, sim, mas evitemos todas as maneiras apregoar o bem que fizermos, em nome do Senhor Jesus.
“MAIS BEM-AVENTURADA COISA É DAR DO QUE RECEBER”. (Atos 20.35).
Aniversariantes PARABÉNS! Apocalipse 22.14