quinta-feira, junho 21, 2007

A IMPORTÂNCIA DO OLFATO ESPIRITUAL SADIO

“... O CÃO VOLTA AO SEU VÔMITO...” (2 Pedro 2.22).

Esta situação é descrita pelo apóstolo Pedro como a de alguém que:“TENDO ESCAPADO DAS CONTAMINAÇÕES DO MUNDO POR MEIO DO CONHECIMENTO DE NOSSO SENEHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, ENCONTRAM-SE DE NOVO NELAS ENREDADOS E POR ELAS DOMINADOS, ESTÃO EM PIOR ESTADODO QUE NO PRINCÍPIO”. (2 Pedro 2.20).
Quão difícil é o estado de uma pessoa que deixa o Senhor!
O olfato é o sentido que permite perceber os odores e aromas. Ou seja, ele nos faz distinguir se uma coisa está boa ou má (alimentos, água), e rejeitá-la se não estiver em boa condição.
Na vida espiritual é indispensável termos o nosso olfato funcionando perfeitamente bem, pois se há problemas com este sentido, corremos o risco de comer coisas estragadas ou mesmo beber água poluída sem perceber.
Estejamos alertas para qualquer tipo de alimentação que nos é oferecida. Lancemos mão da nossa capacidade olfativa espiritual através do discernimento do Espírito Santo para poder rejeitar tudo aquilo que estiver estragado, contaminado com as impurezas do reino das trevas.
Cuidado também com as mensagens que nos são pregadas por falsos mestres e falsos profetas. Tudo deve ser passado no teste do bom ou mau; cheiro de comida fresca ou estragada, e evitar tudo quanto venha a contribuir para adoecermos na vida espiritual.
Não podemos ter anosmia (perda do olfato) no nosso homem interior.
Tão pouco, podemos ter cascomia (só perceber cheiro desagradável). Infelizmente há pessoas no meio do nosso povo que tem essa deficiência. São aquelas pessoas que só vêem os defeitos dos outros, andam à procura de noticias negativas na vida dos outros, e como se não bastasse sentir os maus odores (testemunho negativo de salvo), têm o mau hábito de divulgar o mau cheiro que sentem.
A Bíblia diz que:
“PORQUE PARA DEUS SOMOS O AROMA DE CRISTO...” (2 Corintios 2.15).
O nosso bom testemunho exala um bom odor, enquanto que o nosso mau testemunho exala mau cheiro tanto para Deus quanto para os homens.
Como vemos no texto em apreço, uma pessoa com o olfato em bom funcionamento jamais voltaria ao vômito como o cão. Quando retorna ao antigo estado de pecado e morte é porque não sente o mau cheiro que há no vômito que o atraiu.
Uma vez que não sente odores poderá ser levado para qualquer lugar ainda que este seja um lamaçal. Tudo está bem, não importa.
Todavia, para os perfeitos neste sentido, podem detectar de longe algo que cheire mal e desvia o seu caminho de passar por ali, evitando assim ser enganado pelo adversário.
O mau funcionamento do olfato também interfere no nosso paladar. Se nossas narinas estão obstruídas temos dificuldade em sentir sabores. Basicamente só distinguimos o doce e o salgado.
Portanto, meus amados deixem que o Espírito Santo nos examine direitinhos a fim de que possamos estar com o nosso olfato espiritual em perfeito funcionamento
Guarde-nos o Senhor de voltarmos ao primeiro estado onde vivíamos e de onde o Senhor nos tirou.
“ELE ME TIROU DE UM POÇO DE DESTRUIÇÃO DE UM ATOLEIRO DE LAMA; PÔS OS MEUS PÉS SOBRE UMA ROCHA E FIRMOU-ME NUM LOCAL SEGURO”. (Salmo 40.2).
Os que estão no pecado não sentem o mau cheiro da lama onde estão imersos, mas os que estão em Cristo detestam até a roupa manchada da carne.
Já testou o seu olfato hoje?
Aniversariantes PARABÉNS! Apocalipse 1.3

Nenhum comentário: