terça-feira, junho 19, 2007

A CANDEIA DO CORPO


“OS OLHOS SÃO A CANDEIA DO CORPO”. (Mateus 6.22).

Tanto quanto nosso corpo físico precisa de uma boa visão, o nosso homem espiritual também precisa, por isso o apóstolo Paulo escreveu aos efésios:
“ORO TAMBÉM PARA QUE OS OLHOS DO CORAÇÃO DE VOCÊS SEJAM ILUMINADOS...” (Efésios 1.18).
Olhos iluminados são olhos que têm luz; não estão em trevas.
Há várias causas para problemas visuais, desde uma deficiência até à completa cegueira. Certos tipos de doenças podem afetar a visão, como por exemplo, a diabetes.
Uma pessoa pode também perder a visão por acidente.
E a velhice é uma causa natural da diminuição da visão. A Bíblia fala de Eli que, por ser idoso, seus olhos escureceram (1 Samuel 4.15).Isaque na velhice foi enganado por Jacó; também os seus olhos estavam fracos que ele já não podia enxergar (Gênesis 27.1).
Para os salvos é fundamental ter uma visão perfeita. Somente com olhos sadios poderemos estar alertas, vigilantes, atento a tudo quanto se nos aparece e assim, podemos nos desviar do mal.
Podemos contaminar os nossos olhos espirituais com as coisas deste mundo, se nos deixarmos envolver por elas. Devemos, portanto, adotar a postura do salmista cada dia:
“NÃO POREI COISA INJUSTA DIANTE DOS MEUS OLHOS...” (Salmo 101.3).
Quantos que se dizem cristãos está com a sua visão espiritual doente! Não conseguem enxergar os perigos e os laços que o adversário tem colocado no seu caminho, e por causa disto acabam caindo em abismo.
Se não estamos com a nossa visão espiritual sadia ao invés de enxergarmos as coisas de cima, do reino de Deus, enxergamos, (e como), os defeitos e as coisas negativas dos nossos conservos.
Uma maneira de testar nossa visão é observarmos como vemos os nossos irmãos em Cristo, qual a imagem que temos deles. Boa ou má? Positiva ou negativa? Vemos Cristo em cada um dos nossos irmãos? Ou só estamos vendo os defeitos deles?
O inimigo coloca lentes para distorcer a nossa visão e quantos vêem pessoas de cara feias para eles, quando essas pessoas não estão assim. É uma visão oferecida pelo maligno e se não estivermos vigilantes podemos entrar em inimizade com irmãos, caindo assim no engano do adversário.
Os olhos são portas de entrada para a alma. Aquilo que entra pode ser um agravante para comprometer a visão espiritual.
Outros não vêem nitidamente as coisas de Deus; há sempre um embaraço, uma névoa.
Quando a nossa visão está comprometida só conseguimos enxergar coisas negativas, ruins em todos os sentidos, e assim amarguramos nossa alma. Uma visão saudável pode enxergar além das dificuldades uma grande vitória porque vê por fé. Aliás, está escrito:
“ANDAMOS POR FÉ E NÃO PELO QUE VEMOS”. (2 Corintios 5.7).
Se nossa visão espiritual está perfeita, em todas as coisas podemos ver a mão de Deus. Também podemos ver Deus de perto, e, quanto mais perto enxergamos alguém, maior o vemos.
Muitos estão sendo consumidos por tantas preocupações com as coisas desta vida tão somente por enxergar Deus a uma distância enorme que O torna pequenino! Quanto mais de perto vemos a Deus entendemos o quanto Ele é Grande!
O que tem alimentado a nossa visão espiritual? A Bíblia diz que Samuel dormia em um local onde ficava a arca do Senhor, o lugar onde a glória de Deus se manifestava. Deste modo, a última visão de Samuel era de algo santo. Ele podia dormir em paz e ainda ouvir a voz de Deus enquanto estava deitado.
Infelizmente há muitos que enchem a sua mente com imagens de coisas que não são santas, vindo assim a contaminar a visão espiritual. Depois acontece de ter sonhos que trazem perturbação, sonhos imorais e tantas outras coisas.
Precisamos hoje mais do que nunca, quando a trombeta está para soar a qualquer momento, de uma visão perfeita espiritualmente.
Jesus deu um conselho para os que têm problemas na visão:
“ACONSELHO-TE ... QUE COMPRES COLÍRIO PARA QUE VEJAS”. (Apocalipse 3.18).
Veja bem, o colírio tem preço, não é de graça. Mas a receita está ao alcance de todos.
Somente cheios do Espírito Santo poderemos enxergar do modo como Deus quer que vejamos, visto que temos a mente de Cristo.
Olhar para Jesus, o Cordeiro de Deus (que bela visão a do Senhor glorificado!).
Olhar para cima de onde vem a nossa redenção!
Olhar por nós mesmos!
Oh Senhor! Que nossos olhos espirituais estejam sem escamas. Oremos como o salmista, meus amados:
“DESVENDA OS MEUS OLHOS PARA QUE EU CONTEMPLE AS MARAVILHAS DA TUA LEI”. (Salmo 119.18).
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 62.1




4 comentários:

Miriam Paula disse...

Lídia,
muitoooo bom seu teu texto sobre os olhos, A candeia do Corpo...
Tenho pensado muito nesse assunto porque entendo que a forma como vemos as pessoas e situações interferem diretamente nas nossas idéias e juízos, na forma como interagimos e agimos após.
Quando temos os olhos bons, ungindos pelo colírio do Senhor, tudo a nossa volta fica mais tranquilo.
Que Deus te abençoe ricamente!

Anônimo disse...

Parabéns! ótimo texto, minha vida foi mto abençoada com este texto! profetizo benção de Deus em todas as áreas de sua vida ! deus é contigo amada irmã!

Ass: fabiano
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

PARABÉNS! MUITO BOM ARTIGO. TENHO MEDITADO SOBRE A IMPORTÃNCIA O OLHAR E VC DESCREVEU DE UMA FORMA TREMENDA COMO A NOSSA VIDA É ABENÇOADA OU AMALDIÇOADA ATRAVÉS DA VISÃO. QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO SUA MENTE!!!
FIQUE COM A PAZ DE DEUS.

Alício disse...

Excelente
Precisamos ser luz para o mundo, mas, para isso, devemos nos abster de todas as escuridões que tentam nos cegar espiritualmente.