quinta-feira, maio 31, 2007

BUSCANDO UMA FAMÍLIA MELHOR – Capítulo Vinte e Dois

“... SE O DONO DA CASA SOUBESSE A QUE HORA VIRIA O LADRÃO, NÃO PERMITIRIA QUE SUA CASA FOSSE ARROMBADA”. (Lucas 12.39).

A importância da vigilância na família
Os dias em que vivemos são realmente como está escrito: “tempos trabalhosos”.
A luta pela sobrevivência de alguns, a ganância exarcebada pelo ter de outros, a corrida para subir na vida da maioria, tem trazido sérias conseqüências para as famílias.
Quando Jesus fala da ignorância do dono da casa é como se eu estivesse lendo a manchete do jornal de hoje. Com tristeza escrevo que a grande maioria dos pais (homens), está totalmente alheia ao que se passa com a sua família.
Tudo bem que cabe ao homem a responsabilidade de sair para trabalhar fora do lar, com raras exceções, mas levar a vida sem tomar conhecimento do que acontecesse à família é inaceitável.
Existem pais que deixam todas as responsabilidades do lar com a esposa. Se um filho o procura com um problema a colocação mais rápida que ele faz é do tipo:
-- Vá falar com sua mãe. Eu não tenho tempo agora.
É dever dos pais acompanhar a vida dos filhos desde a mais tenra infância, passando pela idade escolar, onde os pais devem priorizar estar nas reuniões para as quais são convidados.
Um pai presente na escola do filho dá ao filho a segurança e a confiança que ele precisa para a formação da sua personalidade.
Se um pai vive ausente no dia-a-dia dos filhos, jamais irá descobrir quais os caminhos que estes estão andando. Se não conhece os professores que estão a cuidar dos filhos como poderá aplicar o antídoto contra o veneno do materialismo, do ocultismo e outros “ismos”, que porventura esteja sendo inoculado na mente da criança e ou adolescente?
Os filhos precisam ser amigos dos pais, tanto meninos quanto meninas, para ter liberdade de compartilhar suas dúvidas, seus conflitos, seus questionamentos.
Na era da informática, não são poucos os pais que ignoram os sites por onde seus filhos navegam, infelizmente! E assim o ladrão(o adversário e seus enviados) encontram brechas para agir na vida dos adolescentes, principalmente.
O mau uso da televisão também é um perigo muito grande para as famílias. Muitos programas e filmes destilam promiscuidade e violência, que, devagarzinho, vai minando a mente dos que os assistem. E muita das vezes, a teoria absorvida acaba se tornando prática de coisas más e perniciosas.
Se o dono da casa soubesse! Disse Jesus.
Não tendo assistência paterna quantos jovens enveredam pelo caminho das drogas pelo simples prazer de estar com amigos que lhes dão atenção. Quantas meninas que não são abraçadas e beijadas pelo pai acabam se entregando ao primeiro homem que as toca, tamanha é a carência da presença masculina em sua vida. Às vezes, ela nunca ouviu o pai dizer que a ama e quando ouve uma voz masculina lhe afirmar assim, não resiste à tentação e quando cai em si já está prejudicada.
Se o pai de família soubesse com quem seus filhos têm relacionamento, talvez pudesse evitar algumas desgraças na família.
Vigilância não significa violentar os filhos com imposições e liderança déspota, absolutamente. É acompanhar com muito amor cada movimento dos filhos, cada reação diferente, cada comportamento estranho. É agir como escreveu o apóstolo Paulo:
“POIS VOCÊS SABEM QUE TRATAMOS CADA UM COMO UM PAI TRATA SEUS FILHOS, EXORTANDO, CONSOLANDO E DANDO TESTEMUNHO...” (1 Tessalonicenses 2.11.12).
Pais queridos exortem seus filhos com amor e bondade! Console-os quando percebem que eles estão tristes por qualquer motivo, nunca subestimando os seus sentimentos. E acima de tudo dêem exemplo de amor a Deus e obediência a sua Palavra.
Fazendo a sua parte Deus certamente fará a dele e o ladrão não logrará êxito na sua família em nome de Jesus!
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 62.1

Nenhum comentário: