quinta-feira, março 22, 2007

PELA FÉ ABRAÃO OFERECEU A DEUS O QUE MAIS AMAVA


“PELA FÉ ABRAÃO, QUANDO DEUS O PÔS À PROVA, OFERECEU ISAQUE COMO SACRIFÍCIO... ABRAÃO LEVOU EM CONTA QUE DEUS PODE RESSUSCITAR OS MORTOS E, FIGURADAMENTE, RECEBEU ISAQUE DE VOLTA DENTRE OS MORTOS”. ( Hebreus 11.17.19).
A verdadeira fé em Deus não leva somente a crer para receber, mas também para entregar, oferecer.
Foi assim com Abraão.
Quão grande devia ser a alegria do velho Abraão ao ver o filho prometido, a semente bendita crescendo! Acompanhar cada gracejo do menino, os seus primeiros passos, as primeiras palavras. O casal de idosos deviam se deliciar ao ver as brincadeiras do pequeno Isaque e deviam dar boas risadas. Afinal, o nome Isaque quer dizer “riso”.
Mas um dia...
O Deus cuja vos Abraão conhecia, bradou dos céus:
-- “Abraão!” Ao que ele responde:
-- Eis-me aqui. Então disse Deus:
-- “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”. (Gênesis 22.1.2).
O que será que passou na cabeça de Abraão? O que deve ele ter sentido? E a promessa de descendência numerosa para onde ia agora? Afinal, o que Deus queria com ele? Realmente não dá para entender.
Deus nos conhece e muito bem. Ele sabia que Abraão tinha estrutura de fé para ser provado daquela maneira.
Deus não pediu o que Abraão tinha de riquezas, bens, coisas... Pediu que ele sacrificasse o que mais amava: a promessa. Agora era a ocasião de Abraão provar para ele mesmo quem era mais importante na sua vida.
E como está escrito, ele creu que Deus podia ressuscitar dos mortos o seu filho. Na verdade, quando Isaque foi colocado sobre a lenha já era considerado morto aos olhos de Deus. Abraão intencionalmente o sacrificou. Deus considera a intenção do coração.
De fato Abraão ao desamarrar o filho e tira-lo de sobre a lenha estava o recebendo ressurreto. Uma nova vida começava para Isaque a partir dali.
Abraão tinha certeza de que voltaria com o filho. Não sabia como, mas voltaria. Deus tinha dito que aquele filho lhe daria descendência.
Há muita gente enganada dizendo que está servindo a Deus e não tem coragem de abrir mão daquilo que ama que é importante para si por amor e obediência ao Senhor. Agir em fé também implica em entrega.
Talvez tua vida espiritual esteja estagnada, sem crescimento, um vazio tem tomado conta do teu interior, e, a causa de tudo isso é que não há intenção de abrir mão de algo que amas por amor a Jesus. Dizes amar a Jesus, mas não tens coragem de entregar o teu “Isaque” a Ele.
Muitas vezes Ele só quer que provemos para nós mesmos (visto que Ele nos conhece) o quanto O amamos e somos capazes de fazer para obedecê-lhe por amor.
Deus honrou a fé de Abraão e da mesma maneira também honrará a tua fé.
E o mais lindo de tudo é que Isaque não ficou com traumas, tão pouco passou a odiar o seu pai pelo que tinha acontecido. Deus se encarregou de administrar os sentimentos do rapaz.
Meus amados, vamos obedecer a Deus quando nos pede alguma coisa. O que será que Deus quer de nós neste dia? Até onde a nossa fé nos leva a renunciar ao que mais amamos por obediência a Deus?
Contudo, vale a pena meus queridos. Deus se agradando de nós nos recompensará como fez com Abraão.
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 27.1

OBS: Se quiser, deixe seu comentário ou pedido de oração.

Nenhum comentário: