segunda-feira, março 05, 2007

O SEMEADOR SAIU A SEMEAR (Conclusão)


“O SEMEADOR SEMEIA A PALAVRA”. (Marcos 4.14).

A parábola do semeador é narrada em todos os evangelhos sinópticos. O evangelista Marcos, entretanto, fornece alguns detalhes interessantes para nós.
O semeador desempenhou o seu trabalho. Ele tinha a semente. A semente era boa. Agora o seu dever era semear, independente do solo onde a semente caísse, ele faria o seu trabalho.
Na parábola contada por Jesus o primeiro lugar onde a semente caiu foi à beira do caminho, ou seja, mais perto de onde o homem trabalhava. E essa terra mais próxima, ou seja, as pessoas que estão mais próximas de nós, do alcance das nossas palavras (sementes), não são muito fáceis para a semente germinar, de vez que, conforme disse Jesus “SATANÁS VEM E RETIRA A PALAVRA NELAS SEMEADA”. (Marcos 4.15).
A outra parte da semente caiu em terreno pedregoso, sem muita terra. Até que a semente brotou, porém, quando saiu o sol as plantas secaram porque não tinha raiz. Muita gente hoje é evangélica, cristã, mas quando as tribulações começam a acontecer, quando são levadas para o deserto não resistem e saem do reino onde estiveram por um pouquinho de tempo. Creio mesmo que elas chegaram a ver o reino de Deus, todavia, não entraram nele.
A outra parte da semente caiu entre espinhos e quando estes cresceram sufocaram a semente, que não pode frutificar. Jesus disse que estas pessoas deixam de dar fruto por causa das preocupações desta vida, dos enganos das riquezas, e da ansiedade.
Mas há aqueles que frutificam! A semente que caiu em boa terra! Uma terra que já fora preparada para receber a semente. Estes produzem uma colheita maravilhosa! Mas vejam bem, não são todos que produzem a cem por um. Cada terra, embora sendo boa, tem a sua própria capacidade de produzir. Um produziu a trinta, outro a sessenta, conforme a sua capacidade. Deus respeita as nossas limitações, aleluia! Por isso não podemos cobrar de alguém uma frutificação de cem quando esse alguém só pode frutificar a trinta. O que é fundamental é dar fruto.
Há um perigo muito grande quando não frutificamos. Devemos buscar a Deus para saber o porquê de não estarmos produzindo no reino. FRUTO e não obras.
Muitas vezes ficamos tão envolvidos e preocupados em fazer as obras do reino que esquecemos o FRUTO que é o essencial.
A nossa nomeação é para darmos fruto (João 15.16). Quem está em Jesus dá muito fruto ( João 15.5).
Para darmos fruto é preciso estar atentos e não dá ouvidos às mentiras do inimigo, que muitas vezes traz mensagens que roubam a palavra de Deus que está no nosso coração. E, como Eva nós deixamos de crer no que diz a Palavra de Deus para darmos ouvidos ao que nos diz o maligno. E assim não frutificamos.
Vigiemos para que não venhamos a cair no engodo do inimigo que passa a mensagem de que quando estamos no reino de Deus estamos livres de dificuldades, tribulações, enfermidades. E quantos estão sendo levados para o mundo após terem experimentado um tempo com o Senhor. Ficaram decepcionados com Deus por não verem as mentiras que lhes foram ditas acontecerem em suas vidas. E ao invés de ficarem ricos, perderam tudo depois que decidiram seguir a Cristo. Esquecem o que disse Jesus:
“...A VIDA DE UM HOMEM NÃO CONSISTE NA QUANTIDADE DOS SEUS BENS”. (Lucas 12.14).
Precisamos ainda tomar cuidado com as preocupações, ansiedades e as seduções das riquezas, pois estas coisas também nos impedem de dar fruto.
Há bons crentes, religiosos, até considerados fiéis, mas que ficam anos e anos dentro de igrejas locais, prestam serviço, apresentam boas obras, porém não frutificam. O que os impede de frutificar são as coisas que parecem ser naturais no homem, mas que segundo Jesus é barreira à frutificação espiritual.
Amados, não percamos tempo em semear a boa semente: a Palavra de Deus. Independentemente de qual seja o tipo de terreno onde ela cair, teremos a recompensa, pois como está escrito:
“AQUELES QUE SEMEIAM COM LÁGRIMAS, COM CANTOS DE ALEGRIA COLHERÃO. AQUELE QUE SAI CHORANDO ENQUANTO LANÇA A SEMENTE, VOLTARÁ COM CANTOS DE ALEGRIA, TRAZENDO OS SEUS FEIXES”. (Salmo 126.5.6).
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 119.173

Nenhum comentário: