quinta-feira, março 08, 2007

ABEL, O PRIMEIRO HOMEM DE FÉ DA TERRA.

“PELA FÉ ABEL OFERECEU A DEUS UM SACRIFÍCIO SUPERIOR AO DE CAIM”. (Hebreus 11.4).

A Bíblia registra que Deus expulsou do paraíso o homem e sua mulher. Agora eles teriam que amargar a conseqüência da desobediência.
Na nova etapa da sua vida a mulher concebeu e deu à luz um filho homem a quem pôs o nome Caim, cujo significado é “aquisição”, “adquirir”. Certamente ela esperava que fosse ele aquele que Deus havia prometido para restaurar todas as coisas.
Ao nascer-lhes outro filho recebeu ele o nome de Abel, que significa “sopro”, “nada”, “vaidade”.
Não podemos imaginar o que Abel sentia quando o seu nome era chamado. A cada vez que era pronunciado: Abel, era mesmo que estar dizendo: “nada”, “vaidade”. Para os seus pais que lhe deram tal nome, era esse o conceito que tinham do filho.
Cada um dos filhos escolhe uma profissão diferente: Caim tornou-se agricultor e Abel pastor de ovelhas. (Aabel é um dos tipos bíblicos de Jesus).
Todavia, para Deus que sonda mente e coração a avaliação era bem diferente. Não era em Caim que se encontrava um coração cheio de fé diante dEle, mas em Abel, aquele de quem nada era esperado! Que maravilha!
Deus não nos julga segundo o critério dos homens. Isso nos transmite segurança, aleluia!
No tempo de se expressar o culto a Deus, os dois homens vão fazer o seu ritual. Cada um oferece a Deus o fruto do seu trabalho. Os sacrifícios estavam certos. Cada um deve oferecer o que tem e não do fruto dos outros. A diferença está na intenção do coração! Caim não traz sua oferta por fé, enquanto que Abel ao trazer a sua oferenda, ela está misturada com fé! Isso agradou a Deus!
O que importa para Deus não é o valor da oferta, mas o espírito como ofertamos. Dessa maneira, Deus atentou para o sacrifício de Abel e não para o de Caim.
O Apóstolo João escreve:
“NÃO SEJAMOS COMO CAIM QUE PERTENCIA AO MALÍGNO E MATOU SEU IRMÃO. E POR QUE O MATOU? PORQUE SUAS OBRAS ERAM MÁS E AS DES SEU IRMÃO ERAM JUSTAS”. (1 João 3.12).
Não somente faltou fé no coração de Caim como também suas obras eram más e as de Abel eram justas.
Fé e justiça estão juntas. Uma vida cheia de fé também anda em retidão diante de Deus.
Procuremos oferecer cada dia sacrifício a Deus sim, meus amados, mas um sacrifício que lhe agrade permeado com uma fé pura e genuína.
Não importa se alguém lhe julgue como nada, como ninguém, não lhe dê valor. Sirva ao Senhor com alegria, ofereça a Ele sua adoração com amor e com fé e seja avaliado por Ele como um servo fiel que lhe dá contentamento. Somente Deus pode julgar qual o sacrifício que é superior. Jamais homem algum poderá avaliar o culto do outro. Talvez, aquele culto que nós pensamos ter sido o mais agradável a Deus foi rejeitado por Ele, porque foi oferecido com um coração cheio de incredulidade.
Ajuda-nos Santo Espírito de Deus!
Aniversariantes PARABÉNS! Sofonias 3.20

Nenhum comentário: