quinta-feira, dezembro 07, 2006

JESUS, O REI QUE NASCEU E VIVEU POBRE – 05

“...ONDE ESTÁ AQUELE QUE É NASCIDO REI DOS JUDEUS?” (Mateus 2.2).
Deus enviou o seu filho nascido de mulher.
“MAS, VINDO A PLENITUDE DOS TEMPOS, DEUS ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE MULHER...” ( Gálatas 4.4.).
E chegando o tempo do nascimento de Jesus, José com sua mulher Maria, estavam em Belém para cumprir uma ordem de César.
“E DEUS Á LUZ A SEU FILHO PRIMOGÊNITO, E ENVOLVEU-O EM PANOS, E DEITOU-O NUMA MANJEDOURA, PORQUE NÃO HAVIA LUGAR PARA ELES NA ESTALAGEM.” ( Lucas 2.7).
Em uma estrebaria nasce o Filho de Deus! O primogênito da criação! O Rei!
Seus pais eram tão pobres que sequer puderam oferecer a Deus o sacrifício exigido normalmente, quando da circuncisão do filho homem.
“...UM CORDEIRO DUM ANO POR HOLOCAUSTO, E UM POMBINHO OU UMA ROLA PARA EXPIAÇÃO DO PECADO...” ( Levítico 12.6). Ofereceram a opção dada aos mais pobres:
“...TOMARÁ DUAS ROLAS OU DOIS POMBINHOS...” (Levítico 12.8; com Lucas 2.24)..
Sua infância também foi na modesta cidade de Nazaré, onde o pai exercia a profissão de carpinteiro. Ele também foi carpinteiro.
“NÃO É ESTE O CARPINTEIRO, FILHO DE MARIA...?” ( Marcos 6.3).
Quantas peças de madeira Ele teria cortado? Quantas vezes usou Ele o serrote, o martelo, a plaina e as demais ferramentas usadas na carpintaria? Suas mãos não eram tão delicadas como as de quem vive em palácio, mas mãos calejadas do trabalho duro de sol a sol.
Mesmo com uma missão especial para cumprir na terra, Ele não ficou parado no tempo à espera do momento de entrar em ação de acordo com a vontade do Pai. Ele trabalhou, e trabalhou duro. Ele não deixou exemplo de um homem preguiçoso, mas de trabalhador.
Durante o seu curto ministério, certa vez ao ser abordado por alguém a dizer que o seguiria por onde quer que Ele fosse respondeu:
“AS RAPOSAS TÊM COVIS, E AS AVES DO CÉU NINHOS, MAS O FILHO DO HOMEM NÃO TEM ONDE RECLINAR A CABEÇA.” ( Lucas 9.58).
As mulheres que O seguiam lhe serviram com as suas fazendas ( Lucas 8.3). Um ministério apoiado na ajuda financeira de mulheres. Talvez, por isso Ele tenha valorizado tanto as duas pequenas moedas da viúva ( Lucas 21.1 a 4).
Ele não acumulou riquezas, nem bens materiais. Ninguém podia lhe acusar de amar o dinheiro, pelo contrário, Ele disse:
“...ACAUTELAI-VOS E GUARDAI-VOS DA AVAREZA; PORQUE A VIDA DE QUALQUER UM NÃO CONSISTE NA ABUNDÂNCIA DO QUE POSSUI”. ( Lucas 12.15).
Em nenhum momento dos seus sermões Ele estimulou a corrida pelo ter, contudo enfatizou que o Pai celestial sabe do que necessitamos.
Como Deus que é, dono do ouro e da prata, se fez pobre por amor de nós miseráveis pecadores, para nos enriquecer com as riquezas da sua graça, com as riquezas da glória!
“PORQUE JÁ SABEIS A GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE SENDO RICO, POR AMOR DE VÓS SE FEZ POBRE;PARA QUE PELA SUA POBREZA ENRIQUECESSEIS.”
(2 Coríntios 8.9).
Louvemos ao Rei bendito, Jesus Cristo! Ofereçamos a Ele a nossa adoração com gratidão por seu amor manifestado para conosco. Amemos cada dia mais a Jesus amados!
Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 1.8

Nenhum comentário: