quarta-feira, outubro 18, 2006

UMA ORAÇÃO RESPONDIDA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS - 13


“...ASSIM DIZ O SENHOR, O DEUS DE DAVI TEU PAI: OUVI A TUA ORAÇÃO, E VI AS TUAS LÁGRIMAS; EIS QUE ACRESCENTAREI AOS TEUS DIAS QUINZE ANOS.” ( Isaias 38.5).
Como é perigoso não deixar que Deus cumpra a sua vontade soberana em nossas vidas.
Neste episódio em que o rei Ezequias, quando recebeu a mensagem de Deus através do profeta Isaias que ia morrer, orou com lágrimas. Não está escrito que ele pediu para viver. Ele apenas fez menção de como tinha sido a sua vida diante de Deus, porém o Senhor que conhece os corações sabia perfeitamente que ele não queria morrer. Por isso, voltou atrás em sua decisão e acrescentou os seus dias na terra.
Quando o rei recebeu a nova mensagem fez o que era correto, isto é, louvou a Deus.
“OS VIVOS, OS VIVOS, ESSES TE LOUVARÃO COMO EU HOJE FAÇO...”
(Isaias 38.19).
Todavia, aquela prorrogação na vida do rei Ezequias trouxe conseqüências terríveis.
“MAS NÃO CORRESPONDEU EZEQUIAS AO BENEFÍCIO QUE SE LHE FEZ; PORQUE O SEU CORAÇÃO SE EXALTOU...” (2 Crônicas 32.25).
O mesmo homem que humilhado chorou e orou a Deus mostrando a sua vida reta, agora se deixa levar pela soberba! Que tristeza! E Deus que não tolera a soberba, envia novamente o mesmo profeta Isaias com uma mensagem de juízo.
“EIS QUE VIRÃO DIAS EM QUE TUDO QUANTO HOUVER EM TUA CASA, COM O QUE ENTESOURARAM TEUS PAIS, ATÉ AO DIA DE HOJE, SERÁ LEVADO PARA BABILÔNIA; NÃO FICARÁ COUSA ALGUMA, DISSE O SENHOR. E DOS TEUS FILHOS QUE PROCEDEREM DE TI, E TU GERARES, TOMARÃO, PARA QUE SEJAM EUNUCOS NO PALÁCIO DO REI DA BABILÔNIA.” ( Isaias 39.6 e 7).
A soberba era tão forte no coração do rei que ao ouvir a palavra do Senhor ainda não se humilhou. Pelo contrário.
“...DISSE MAIS: PORQUE HAVERÁ PAZ E VERDADE EM MEUS DIAS.” Que egoísmo tão grande! Deus nos guarde, amados!
A conseqüência da resposta da oração foi aos seus antepassados para destruição do que eles entesouraram, passou pelos dias de Ezequias, a como se não bastasse, até os seus filhos foram levados cativos... Passado, presente e futuro penalizados!
Será que valeu a pena Ezequias ter vivido mais quinze anos, com tanto prejuízo que adveio a sua família e ao povo de Deus?
Em nome de Jesus eu rogo que reconsidere o pedido que estás a fazer ao Senhor. Coloque como prioridade a sua vontade soberana sobre a tua vida. Não insista em uma coisa que Deus sabe que não é o melhor para ti. É melhor sofrer um pouco agora e depois se alegrar quando o propósito do Senhor se cumprir.
Quantos que têm lutado com Deus por algo, e Ele pela insistência concede o que pedem, porém depois quão grande é o sofrimento! Está escrito:
“E ELE SATISFEZ-LHES O DESEJO, MAS FEZ DEFINHAR AS SUAS ALMAS.”
(Salmo 106.15).
O melhor que temos a fazer é ficar no centro da vontade soberana de Deus e assim:
“E ESTA É A CONFIANÇA QUE TEMOS NELE, QUE, SE PEDIRMOS ALGUMA COISA, SEGUNDO A SUA VONTADE, ELE NOS OUVE.” ( 1 João 5.14).
Aniversariantes PARABÉNS! Jeremias 30.22

Nenhum comentário: