quarta-feira, outubro 25, 2006

OS DOIS CAMINHOS – 18


“ENTRAI PELA PORTA ESTREITA, PORQUE LARGA É A PORTA, E ESPAÇOSO, O CAMINHO QUE CONDUZ Á PERDIÇÃO, E MUITOS SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA; E PORQUE ESTREITA É A PORTA, E APERTADO O CAMINHO QUE LEVA Á VIDA, E POUCOS HÁ QUE A ENCONTREM.”
(Mateus 7.13 e 14).

Quando leio estas palavras proferidas pelo Senhor Jesus, sinto temor... Afinal, os que estão no caminho que leva à vida não é esse número tão grande como se propaga.
Primeiro o Senhor nos dá uma ordem: “entrai pela porta estreita”... E ainda acrescenta: “poucos há que a encontrem.” Se fosse assim tão fácil entrar por essa porta que leva à vida não necessitaria de recebermos ordem para isso;
Segundo que além de ser difícil entrar, ainda tem a afirmação de que são poucos (destaque nosso), os que a encontram. Meu Deus!
Está cada dia mais fácil ser cristão, evangélico, crente até, porém encontrar a porta estreita, entrar por ela e andar por um caminho apertado, isso sim, está difícil...
O caminho da vida é para cima: “PARA O SÁBIO, O CAMINHHO DA VIDA É PARA CIMA, PARA QUE ELE SE DESVIE DO INFERNO QUE ESTÁ EMBAIXO.” (Provérbios 15.24).
Quando andamos em um caminho que desce talvez seja mais fácil a caminhada, de vez que temos a força da gravidade que nos puxa em direção à terra. Agora a subida é sempre mais difícil, pois empreendemos um maior esforço para lutar contra a gravidade.
De igual modo na jornada para a cidade celestial temos que lutar.
A nossa luta para encontrar a porta que leva à vida não é fácil, e depois de entrar por ela, continuar em um caminho apertado é uma decisão de pessoas que têm coragem de enfrentar tudo para chegar ao céu.
Diariamente temos que renunciar a nós mesmos, tomar a nossa cruz de cada dia se quiser seguir a Jesus como seus discípulos. Mortificar o nosso ego de verdade. Estar morto para o mundo e vivo para Deus (Colossenses 3.3.).
Andar pelo caminho apertado é viver uma vida de santificação contínua, e isso tem preço. Implica em perdoar do coração a todos quantos nos ofendem; em dizer não quando todos dizem sim; é andar na contramão literalmente em relação às coisas do mundo; é ser estrangeiro na terra; é simplesmente viver como Jesus viveu aqui, fazendo a vontade do Pai.
Será que é toda a gente que se diz evangélica que está andando no caminho apertado?
Com tristeza observamos pessoas que vivem a sua vida totalmente fora do padrão do reino de Deus, sem obedecer à carta magna do reino – a Bíblia Sagrada, e ainda assim dizem que têm Jesus no coração.
Caminho estreito também significa sofrer provações, tentações, aflições, tribulações, enfermidades, chorar...
O mais glorioso, contudo, é a presença constante do Senhor do reino – Jesus em nossas vidas! A certeza de que se sofrermos com Ele, também com Ele seremos glorificados! Por mais difícil que seja a caminhada, com Ele nos sentimos felizes. Ele é a nossa felicidade nesta vida!
Andando nEle e com Ele chegaremos à nova Jerusalém que está preparada para todos quantos renunciaram a tudo para segui-lO, aqueles que perderam as suas vidas para ganha-las.
Não nos deixemos enganar pela maioria. Estejamos na lista dos poucos que encontraram a porta estreita e andam pelo caminho apertado. Vale a pena, meus amados!
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 46.10

Nenhum comentário: