domingo, outubro 01, 2006

O EXERCÍCIO DA TOLERÂNCIA – 01


“MAS NÓS, QUE SOMOS FORTES, DEVEMOS SUPORTAR AS FRAQUEZAS DOS FRACOS, E NÃO AGRADAR A NÓS MESMOS.” (Romanos 15.1).
A intolerância tem se destacado de modo severo entre os que fazem parte das igrejas locais.
Como temos sido egoístas! Como estamos aquém daquilo que a Palavra de Deus nos ordena.
O apóstolo Paulo escreve aos santos que estão em Roma instruindo àqueles que são fortes a suportarem os fracos.
Vemos perfeitamente distintos dois grupos de crentes na igreja local: os fortes e os fracos, porém, todos são membros do Corpo.
Da mesma maneira em que no corpo humano há membros fortes (aqueles que possuem uma musculatura desenvolvida, por exemplo), e os fracos que dependem dos fortes para se manterem em harmonia no corpo.
As mãos são incapazes de sustentar o peso do corpo como o faz os pés. A força de uns em relação aos outros é bem diferente.
No Corpo de Cristo funciona em termos semelhantes. Os fortes devem suportar, e não julgar, criticar, acusar, discriminar, alijar, os fracos. Oh, quanto somos tendenciosos a agir em contrário com o que diz a Palavra!
O apóstolo escrevendo aos gálatas ensina como devemos nos comportar em relação ao que for surpreendido em alguma ofensa:
“IRMÃOS, SE ALGUM HOMEM CHEGAR A SER SURPRENDIDO NALGUMA OFENSA, VÓS QUE SOIS ESPIRITUAIS, ENCAMINHAI O TAL COM ESPÍRITO DE MANSIDÃO; OLHANDO PARA TI MESMO, PARA QUE NÃO SEJAS TAMBÉM TENTADO.” (Gálatas 6.1).
Aqui neste texto temos como devem se comportar os crentes espirituais em relação aos fracos, os que cometem alguma falta. De igual modo como escreveu aos romanos, o apóstolo manda encaminhar a pessoa com espírito de mansidão, não com dureza, com intolerância, com desprezo, porque nós todos estamos sujeitos a tropeçar e até cair.
Nunca devemos agradar a nós mesmos, mas procurar cada dia o bem estar espiritual do nosso irmão, estendendo-lhe a mão quando ele estiver em dificuldades na vida espiritual. Como está escrito:
‘“‘PORTANTO, CADA UM DE NÓS AGRADE AO SEU PRÓXIMO NO QUE É BOM PARA EDIFICAÇÃO.” (Romanos 15.2).
Vemos muitas vezes com tristeza que nem marido ou esposas querem agradar um ao outro (1 Corintios 7. 32 , 34), quanto mais ao irmão mais distante!
A pergunta que soa para nós neste dia é:
Temos suportado os fracos ao nosso redor, em amor como manda a Palavra de Deus? (Efésios 4.2).
Lembre-mo-nos, pois de que da mesma maneira como agirmos em relação aos outros agirão também em relação a nós.
Repensemos as nossas atitudes cada dia meus amados.
Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 16.3

Nenhum comentário: