quinta-feira, junho 29, 2006

HUMILDADE, A VIRTUDE QUE NOS ENSINA A SUBMISSÃO.


“... APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...”.

Jesus, o maior homem que viveu neste mundo nos falou dessa maneira:
“SOU HUMILDE DE CORAÇÃO”. E disse mais: “APRENDEI DE MIM”.
A humildade é uma virtude que nos aproxima de Deus, visto que está escrito que Deus conhece o soberbo, orgulhoso de longe.
Ao mesmo tempo em que a graça especial que precisamos cada dia para viver neste mundo só é dada aos humildes.
Em uma sociedade em que todo o contexto estimula a correria pelo ter, pela competitividade, onde pessoas são pressionadas a atropelar outras para conquistar posição social elevada, a humildade é algo que está fora de cogitação.
Mas para os cidadãos do reino há uma ordem e não apenas uma sugestão para aprender do Senhor do reino a sermos humildes de coração. Talvez possamos aparentar uma humildade conveniente, o que é bem diferente da humildade do coração. Só mesmo o Senhor conhece os que são humildes de coração. Os homens podem até nos considerar humildes, porém a avaliação do homem é suspeita. A aparência de uma pessoa não determina o que lhe vai ao interior.
Às vezes podemos manifestar uma falsa humildade para chamar a atenção dos outros para nós mesmos. Isso é também uma manifestação de orgulho.
A humildade vai adiante da honra como está escrito. A honra é uma coisa que todos gostamos de receber. É muito difícil encontrar alguém que não goste de receber honra. A Bíblia diz:
“HONRAI A TODOS” . ( 1 Pedro 2.17). E ainda:
“...A QUEM HONRA, ‘HONRA”. ( Romanos 13. 7). Entretanto, para os que são humildes a honra é uma conseqüência. Quem é humilde certamente também é honrado.
Quando o Senhor Jesus falou as bem-aventuranças a primeira delas foi relacionada com a humildade de espírito:
“BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES DE ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS”. ( Mateus 5.3). Portanto, só terão direito ao reino dos céus os humildes, nunca o orgulhoso, o soberbo.
Através da humildade sim, podemos desenvolver submissão nas nossas relações interpessoais e finalmente como discípulos do Mestre Jesus termos a alegria de receber dele o bem-vindo à casa do Pai.
Por isso nossa atitude diária deve ser obedecer à Palavra que diz:
“...REVESTI-VOS DE HUMILDADE...”. ( 1 Pedro 5.5).

Aniversariantes PARABÉNS! Filipenses 3.1

3 comentários:

Anônimo disse...

Keep up the good work. thnx!
»

Anônimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e